Localizado na sede da Cesgranrio, no Rio Comprido, o Teatro, com capacidade para 266 pessoas, tem 840 metros quadrados. Com estrutura completa e modernos equipamentos de sonorização e iluminação, o teatro oferece, a baixos custos, a oportunidade do surgimento de novas produções teatrais na cidade do Rio. Além disso, será uma opção para a realização de espetáculos na zona norte da cidade, área ainda carente de espaços culturais.

– Com esse novo teatro, a Fundação Cesgranrio reafirma sua convicção de que educação e cultura caminham de mãos dadas. Acreditamos que ambientes ricos em cultura são fundamentais para o desenvolvimento dos conhecimentos e aptidões humanas. Para estimular ainda mais a presença do público, inauguramos o espaço com espetáculos gratuitos e com classificação livre, ou seja, que possam podem ser assistidos por crianças, jovens e adultos. Esperamos contribuir também com a formação de plateias entre a população carioca, cuja ampla maioria não tem hábito de frequentar teatros – declarou o presidente da Fundação, Carlos Alberto Serpa.

BAIXE AQUI NOSSO RIDER TÉCNICO

Serpa diz ter convicção de que o Teatro permite vivenciar emoções marcantes e inesquecíveis, estimulando que as pessoas as incorporem, daí resultando a transformação de pessoas em cidadãos bem preparados, conscientes e participativos.

– Igualmente importante é apoiar e louvar a laboriosa classe teatral que, a despeito das dificuldades encontradas, consegue pôr de pé espetáculos fantásticos que confirmam, sem dúvida, o Teatro como arte pura, em uma cumplicidade entre um roteiro, a interpretação dos artistas e o ser humano a quem se destina. Acreditamos, por isso, no Teatro Brasileiro e o fazemos com convicção e determinação – ressaltou.

O espaço foi projetado pelo arquiteto Jorge Delmas, com consultoria do cenógrafo José Dias, professor da Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). José Dias deu detalhes sobre a estrutura do Teatro Cesgranrio: