Bullying é tema de peça apresentada nas escolas públicas do RJ
O Centro Cultural Cesgranrio estreou a terceira edição do Teatro nas Escolas, que percorreu as escolas públicas do ensino fundamental do Rio de Janeiro durante os anos de 2017 e 2018.
Entre os principais objetivos do projeto estão formar plateia para o teatro e promover reflexões em torno dos temas abordados.
Uma nova visão sobre o bullying
Nesta temporada, o espetáculo “Quem é Você?” tratou de um grave problema, que deixou de ser apenas um desafio para o ambiente acadêmico, passando a ser considerado um caso de saúde pública: o bullying.
Muitas escolas ainda têm dificuldades para lidar com os conflitos gerados por “brincadeiras” repletas de preconceito, covardia e violência. Através do teatro, é possível oferecer aos alunos uma perspectiva diferente da situação, expondo – de forma lúdica e divertida – a fragilidade de quem sofre o bullying, mas principalmente, de quem o pratica.
Com trilha sonora alegre e bonecos fantoches que simulam as máscaras utilizadas para esconder as fraquezas humanas, a narrativa apresenta situações vividas cotidianamente entre os estudantes, visando desencorajar a prática do bullying e fomentar a reflexão sobre o tema dentro do ambiente escolar.
Mais de 40 mil alunos impactados até o fim da temporada
Com duas apresentações diárias, a peça foi assistida por mais de 40 mil alunos.
O projeto é idealizado, produzido e custeado integralmente pela fundação Cesgranrio, e conta com o apoio logístico da Secretaria de Educação do Município, responsável pelo agendamento das escolas.
Além da apresentação do espetáculo, a Fundação também irá avaliar o impacto do projeto no ambiente acadêmico.
Ficha técnica
Texto: Leandro Bellini
Direção: Márcio Fonseca
Direção de movimento: Caroline Monlleo
Trilha Sonora: Nando Motta
Produção: Daniela Vieira e Hellen Caroline
Elenco: Ágatha Duarte, Betto Marque, Dandara Albuquerque, Duda Mattos, Herton Gustavo, Nelson Gaia, Rafael Haui, Suzana Mattos, Thayssa Moraes
Pós-produção/avaliação: Mariana Mattos
Arte gráfica: Welton Moraes
Apoio logístico: Secretaria de Educação do Município do Rio de Janeiro
Realização: Centro Cultural Cesgranrio