Como parte do projeto Teatro nas Escolas, o espetáculo “Mistureba – as cores do mundo” trata da importância da tolerância sob uma ótica abrangente, sem entrar de forma específica em nenhum apontamento de caso ou de formas particulares de intolerância. Dessa maneira, o projeto deixa a cargo dos próprios professores o direcionamento das reflexões pós espetáculo, podendo eles conduzirem as discussões dentro das realidades que mais se adequam a determinada turma.
O espetáculo, escrito por Leandro Bellini, foi construído dentro de uma linguagem que atende tanto às primeiras quanto às últimas séries do ensino fundamental, utilizando-se de metáforas que ficam mais compreensíveis à medida em que se tornam mais elaboradas as capacidades de abstração e de interpretação dos alunos.
“Mistureba – as cores do mundo” conta a história de três lápis de cor amarela que descobrem, através de um contato inesperado com um lápis de uma outra cor, que o mundo é colorido. Acostumados a ver o mundo unicamente pelo prisma amarelo, os três amigos se veem, de repente, de frente para uma outra realidade e então entram em uma incursão rumo à compreensão da diversidade que dá forma ao mundo real. A princípio cheio de resistências para com todas as demais cores diferentes, os amarelos conseguem, por fim, desconstruir o preconceito para com as diferenças que os cercam e compreendem a importância da diversidade para beleza do mundo. É um espetáculo que propõe o respeito e apreciação pelo direito do outro em ser diferente do que somos.

Mistureba – As Cores do Mundo
INTEGRANTES
Esse ano o projeto conta com a participação de nove atores: Nana Mattos, Amon Castro, Marijane Sousa, Duda Mattos, Tânia Moraes, João Villa, Michael Alves e Thayssa Moraes, além da produtora Suzana Mattos, que acompanha o grupo diariamente nas escolas.
A direção fica por conta de Márcio Fonseca, que conta com Carol Monlleo na preparação corporal e Adriana Micarelli na preparação vocal. O espetáculo conta, ainda, com trilha sonora original composta por Nando Motta e direção de arte de Victor Zott.
Assista no YouTube
Devido às políticas de distanciamento social pelo Covid-19, o projeto passou a ser transmitido pelo YouTube do Centro Cultural Cesgranrio, toda terça-feira, às 11h, e toda quinta, às 14h, com uma apresentação seguida de debate. Assista!