O Centro Cultural da Fundação Cesgranrio apresentou, entre os dias 23 e 30 de outubro de 2018, a primeira edição da Semana Cultural Cesgranrio, um evento gratuito que celebra as diversas expressões artísticas brasileiras.
Importantes nomes da cena cultural do país, como Fernanda Montenegro, Elza Soares, Baby do Brasil, Jout Jout, Nelson Sargento, Andrea Beltrão e Gregório Duvivier se apresentam durante oito dias, em mais de 30 atrações espalhadas pelo campus da Fundação Cesgranrio, no bairro carioca do Rio Comprido.
Reunindo teatro, música, dança, literatura, audiovisual e artes plásticas, o evento marca fortemente a importância da interculturalidade e oferece ao público de todas as idades a oportunidade de desfrutar de shows, exposições, debates, palestras e oficinas de excelente qualidade.
Reconhecido pela produção de mais de 100 projetos culturais ao longo de quase oito anos, o Centro Cultural Cesgranrio é um dos centros culturais mais atuantes do país, impactando fortemente o estado do Rio de Janeiro. Com o lançamento da Semana Cultural Cesgranrio, a Fundação Cesgranrio dá o primeiro passo para a revitalização cultural do Rio Comprido e de seu entorno.
Programação da Semana Cultural Cesgranrio 2018
Terça (23/10/2018)
A noite de abertura começou com o concerto da Orquestra Sinfônica Cesgranrio com a cantora Baby do Brasil. No repertório, “Menino do Rio”, “Um auê com você” e “A Menina dança” são presença garantida.
Quarta (24/10/2018)
A cantora Priscila Tossan, participante da última edição do The Voice Brasil, fez um pequeno show com músicas como “Mama África”, “Morena Tropicana” e “Firmamento”, além da canção infantil “O sapo”.
Debate sobre a atualidade do teatro brasileiro sob a perspectiva de grandes diretores em “Direção teatral” com alunos de teatro e com a presença da crítica teatral Tânia Brandão. No mesmo dia, o escritor e ator Gregorio Duvivier falou sobre hábitos contemporâneos de leitura e contará como autores contribuíram para sua trajetória profissional e pessoal. O dia terminou com o espetáculo “Raízes indígenas” do Coral Cênico Cesgranrio.
Quinta (25/10/2018)
A cantora Késia Estácio, participante no musical sobre Elza Soares, abriu o segundo dia com um pequeno show. “O futuro da teledramaturgia brasileira” será o tema de discussão entre Ricardo Linhares, Walcyr Carrasco, Cláudia Souto, entre outros. Um quinteto de metais, com integrantes da Orquestra Sinfônica Cesgranrio, tocou músicas populares nos jardins da Cesgranrio.
No teatro, houve a leitura de peças. O Projeto Edupark apresentou os temas “drogas” e “bullying” através da tecnologia em terceira dimensão. Ainda neste dia, a vencedora da primeira edição do programa The Voice Brasil, Ellen Oléria, interpretou canções nos jardins da Cesgranrio. Finalizando o dia, o espetáculo de dança “3 pontos” foi apresentado no teatro.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/D/1/FZMwmhQCOkV9BG1ZA3Ag/fernanda-montenegro-foto-matheus-jos-maria-01.jpg)
Fernanda Montenegro vai apresentar “Nelson Rodrigues por ele mesmo”, escrito pela filha do dramaturgo, Sônia Rogrigues. — Foto: Divulgação/ Matheus Jos
Sexta (26/10/2018)
Marcus Montenegro deu dicas profissionais na palestra “Construa uma carreira artística sólida”. Andréa Beltrão, Jonatas Faro e Bárbara Paz fizeram leituras de Shakespeare em ensaio aberto dirigido por Amir Haddad. A vlogueira Jout Jout falou sobre cinema. O Projeto Edupark apresentou os temas “drogas” e “bullying” e Fernanda Montenegro apresentou “Nelson Rodrigues por ele mesmo”, trabalho baseado em livro homônimo escrito por Sônia Rodrigues.
Sábado (27/10/2018)
A programação teve início com a peça infantil “Quem é você?” sobre bullying. Marcela Mangabeira fez show com sucessos da MPB. O debate “O protagonismo do negro nas artes” teve participantes como a cantora Elza Soares. Bia Bedran apresentou seu espetáculo infantil e as crianças também vão poder participar de uma oficina de ritmo e canto. Um ensaio aberto sobre a Molière foi encenado por Drica Moraes, Johnny Massaro, Catarina Abdala e David Jr. O dia se encerrou com a peça infantil “Isaac no mundo das partículas”.
Domingo (28/10/2018)
O último dia da semana cultural começou com contação de histórias e música e uma conversa sobre a oralidade na manutenção da cultura entre Nelson Sargento, Tantinho da Mangueira e Rubem Confete. Após o bate papo, houve apresentação do espetáculo musical típico do jongo do grupo Raízes Africanas. A semana cultural recebeu a oficina de percussão do Bloco Pipoca & Guaraná e o debate “Desafios e panorama atual do cinema brasileiro” com Breno Silveira, Chico Diaz, entre outros. No mesmo dia, a Cia dos Bondrés fez um cortejo de máscaras balinesas. José de Abreu, Marcos Caruso, Zezé Motta, entre outros se reuniram para discutir o oficio do ator, a vocação e os desafios da profissão.
O show de encerramento foi com a cantora Gottsha.