Um dos projetos apoiados pela Fundação Cesgranrio é o Coral Sidney Marzullo, composto por deficientes visuais. A emoção da música está presente nas vozes dos 24 integrantes do grupo, no qual são todos cantores não profissionais. O conjunto conta com a preparadora corporal Moira Sales, além do maestro e preparador vocal Christian Bizzotto.

— Estamos acostumados a simplesmente fazer um gesto. Então tive que me condicionar a descrever todos os movimentos que precisam fazer durante o ensaio, como no alongamento. Usamos recursos, como bater palmas, tocar na parte do rosto que precisa ser exercitada, por exemplo — explica Christian.

O grupo já se apresentou por vários teatros e eventos do Rio de Janeiro, além de apresentações virtuais, como as que aconteceram no nosso canal do YouTube.

O conjunto nasceu em 2017, de uma parceria entre a União de Cegos do Brasil, a Fundação Cesgranrio e o Centro Integrado Empresa Escola (CIEE). Além de aprender sobre música, os participantes ganham uma ajuda de custo fornecida pela Fundação Cesgranrio.

 

Assista aos vídeos do Coral Sidney Marzullo: