A cerimônia de entrega dos troféus aos vencedores da 4ª edição do Prêmio Cesgranrio de Teatro aconteceu na terça-feira, 24 de janeiro, no Copacabana Palace. O espetáculo mais premiado nesse ano foi “Auê”, que conquistou três troféus: Melhor Direção, Melhor Direção Musical e Melhor Espetáculo. O evento foi apresentado pelos atores Irene Ravache e Eriberto Leão.
O IV Prêmio homenageou a atriz Nicette Bruno. Já foram homenageados, em edições anteriores, os atores Nathalia Timberg, Ney Latorraca, Milton Gonçalves e o casal Tarcísio Meira e Glória Menezes.
Trata-se do prêmio de maior valor do cenário brasileiro: R$ 25 mil para os vencedores de cada uma das 12 categorias, totalizando R$ 300 mil. Cada vencedor será agraciado também com um troféu confeccionado em aço inox e alumínio, de autoria do artista plástico Yutaka Toyota e criado especialmente para a premiação.
Os jurados Carolina Virguez, Daniel Schenker, Jacqueline Laurence, Lionel Fischer, Macksen Luiz, Rafael Teixeira e Tânia Brandão avaliaram as peças que estiveram em cartaz no ano de 2016. Os musicais receberam atenção exclusiva dos jurados em três categorias específicas, o que não acontece em outras premiações teatrais.
Confira abaixo a lista de vencedores do 4º Prêmio Cesgranrio de Teatro
Melhor Figurino
Luiza Fardin por “Se eu Fosse Iracema”
Melhor Cenografia
André Curti e Artur Luanda Ribeiro por “Gritos”
Melhor Iluminação
Artur Luanda Ribeiro e Hugo Mercier por “Gritos”
Melhor Ator
Marcos Caruso por “O Escândalo Philippe Dussaert”
Melhor Ator em Teatro Musical
Alexandre Rosa Moreno por “A Cuíca do Laurindo”
Categoria Especial
Wolf Maya pela construção do Teatro Nathalia Timberg
Melhor Atriz
Debora Bloch por “Os Realistas”
Melhor Atriz em Musical
Laila Garin por “Gota d’Água [a Seco]”
Melhor Direção
Duda Maia por “Auê”
Melhor Direção Musical
Alfredo Del-Penho e Beto Lemos por “Auê”
Melhor Texto Nacional Inédito
Grace Passô por “Vaga Carne”
Melhor Espetáculo
“Auê”