Um verdadeiro show de luz, som e batuque toma conta do palco do Teatro Cesgranrio. O espetáculo Terra Brasilis, que esteve em cartaz no Teatro e agora está disponível na íntegra pelo nosso canal do YouTube, é encenado pelos atores da 2a Oficina de Canto Coral Cênico Cesgranrio.

Seguindo a trilogia criada por Jonas Hammar, diretor da oficina, o espetáculo é uma continuidade do “Raízes Indígenas” (encenado em 2018) e passeia por vários gêneros da música brasileira como maracatu, bossa nova, jongo, carimbó. Com 35 integrantes, a encenação, que foi criada com o objetivo de divulgar a cultura brasileira, é dividida em quatro blocos que representam as estações do ano: outono, inverno, primavera e verão.

No repertório, “Vem navegar na minha vida”, texto de Caio F. Abreu, musicado por Caio Sena exclusivamente para a oficina, “Estrela de lua nova”, de Villa Lobos, “Credo”, de Milton Nascimento, “Canto de Xangô”, afrosamba de Baden Powell, entre outros.

Ao longo de oito meses, os atores-cantores da 2º Oficina transitaram pelo inconsciente da identidade brasileira, seus sons e suas raízes. Passaram por um intenso processo de pesquisa, preparação vocal e corporal, que resultou em um espetáculo inédito com música, invenções em som, luz e cena.

“A ideia é viajar por essa cultura tão riquíssima e tão plural que temos no Brasil, misturar os ritmos diferentes e tão envolventes que temos neste país”, finaliza Jonas.

Assista ao espetáculo musical Terra Brasilis: