Edupark é uma experiência educacional completa. Um parque temático educativo, composto de vários temas e que se utiliza de tecnologias avançadas e uma plataforma multissensorial para propósitos educativos.
O projeto nasceu em Israel e foi cuidadosamente adaptado para a realidade brasileira, em uma parceria entre o Instituto Antares e a Fundação Cesgranrio, mediante o interesse manifestado pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, que deseja inserir esta nova ferramenta na programação das escolas públicas fluminenses.
Tecnologia 3D à serviço da educação
O Edupark oferece programas de 1 hora e 30 minutos, compostos de 4 experiências multissensoriais. Cada experiência apresenta um aspecto diferente sobre um determinado tema. São chamados de Pacotes Temáticos.
Cada pacote temático aborda diversos temas:
- Científicos: espaço, geologia, animais, corpo humano;
- Culturais: arte, história, arquitetura;
- Sociais: ecologia, prevenção ao uso e abuso de substâncias que provocam dependência;
- Cidadania.
A apresentação é extremamente agradável, com o uso da tecnologia em terceira dimensão, além do emprego de mecanismos de interatividade, o que dará aos alunos a possibilidade de comentar as passagens da programação.
Ao contrário dos métodos convencionais de educação, o Edupark é divertido e atual, e tira proveito dessas vantagens na comunicação com sua audiência, evitando as mensagens autoritárias e aborrecidas – geralmente associadas aos temas importantes. O projeto aproveita-se de um tom amigável e vivo, rompendo a indiferença da plateia e atingindo melhores resultados, tornando-se assim uma ferramenta excelente para promover o pensamento criativo, incentivando o uso da imaginação e desafiando as mentes jovens.
Ferramenta poderá ser utilizada na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro
O projeto será realizado em espaços apropriados, com apresentações para 150 alunos por vez, de tal maneira que, numa primeira etapa, seja possível oferecer essa espécie de capacitação a cerca de 32 mil estudantes do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.
A adaptação dos primeiros filmes foi feita à realidade brasileira, de tal maneira que o aproveitamento das suas lições será total, tanto no primeiro momento, que abordará o Planeta Casa (meio ambiente) quanto na sequência, que se refere a Dependentes da Vida (sobre o uso de drogas).
Clique abaixo e conheça melhor os programas: