Atualização – 14 de Janeiro

Informamos que no dia 18/01/2022 (terça-feira) o Centro Cultural Cesgranrio divulgará a lista com todos os candidatos aptos para as audições da Orquestra Sinfônica Cesgranrio. Junto à lista, também serão informados os dias e horários de comparecimento para cada grupo de candidatos.

Para o acesso ao local das audições será exigido o uso de máscaras e o passaporte vacinal completo.

 

BAIXE AQUI O EDITAL EM PDF

 

● A ORQUESTRA SINFÔNICA CESGRANRIO é um projeto de caráter educacional, da FUNDAÇÃO CESGRANRIO, para a formação de novos músicos. O objetivo principal é o aperfeiçoamento da técnica e da performance de seus integrantes através da prática orquestral.

● O grupo será formado por 50 (cinquenta) estagiários do segmento de música. Os candidatos deverão estar regularmente matriculados e frequentando curso superior de Música (Licenciatura ou Bacharelado em Instrumento) ou cursos técnicos de Instrumento de instituições reconhecidas pelo M.E.C. (Nível – Ensino Médio).

● A ORQUESTRA SINFÔNICA CESGRANRIO é uma “orquestra escola”, com o objetivo de proporcionar aos estudantes a vivência musical em um ambiente profissional, com ensaios e apresentações regulares, promovendo o aperfeiçoamento desses futuros profissionais.

● A cada integrante será oferecida uma bolsa-auxílio no valor de R$ 900,00 (novecentos reais) mais R$ 200,00 (duzentos reais) de auxílio-transporte.

● O (A) PARTICIPANTE deverá residir no Estado do Rio de Janeiro.

● O vínculo do estudante com a ORQUESTRA SINFÔNICA CESGRANRIO será feito por termo de compromisso de estágio em parceria com o CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola.

● O (A) PARTICIPANTE deverá cumprir uma carga horária de 30 (trinta) horas semanais flexíveis.

INSCRIÇÕES:

● As inscrições para o processo seletivo terão início no dia 15 de dezembro de 2021, e serão encerradas no dia 17 de janeiro de 2022. Deverão ser feitas através do email para “orquestra@cesgranrio.org.br”, contendo Nome, RG, CPF, instituição de ensino em que está matriculado (a) e instrumento.

● As inscrições serão gratuitas.

● Não serão aceitas inscrições fora do prazo determinado.

● O processo seletivo será realizado entre os dias 25, 26 e 27 de janeiro de 2022 visando o preenchimento de posições e vagas para os seguintes naipes:

16 violinos
6 violas
6 violoncelos
4 contrabaixos
3 flautas
2 oboés
2 clarinetas
2 fagotes
4 trompas
2 trompetes
3 percussionistas

● Caberá ao PARTICIPANTE arcar com suas despesas, tais como, transporte e alimentação, decorrentes da sua audição para ORQUESTRA SINFÔNICA CESGRANRIO.

DO PROCESSO SELETIVO:

● A Banca Examinadora será composta por 02 (dois) ou mais membros de notório saber na área de música.
● As audições acontecerão no teatro Cesgranrio, na rua Santa Alexandrina, 1011, em horário a ser informado posteriormente àqueles que se inscreverem no processo seletivo.

● A Banca Examinadora realizará a avaliação dos músicos a partir das seguintes obras para os respectivos naipes:

• VIOLINO

a) Kreutzer. 42 Estudos para Violino. Escolher apenas um estudo entre as seguintes opções: n. 8, n. 13, n. 35 ou n. 41;

b) Tchaikovsky. Abertura 1812 – Allegro giusto: do início até o compasso 157;

c) Mendelssohn. Sinfonia n. 4 – Allegro Vivace: do início até o compasso 110;

d) Mozart. Sinfonia n. 39 – 4⁰ Movimento: do início ao compasso 41;

e) Mozart. Concerto: Escolher apenas um entre as seguintes opções: n. 3, n. 4 ou n. 5 – 1º Movimento sem cadência;

f) Excerto adicional opcional para a prova de spalla: Rimsky-Korsakov. Scheherazade: solos;

g) Concerto adicional opcional para a prova de spalla: Concerto Romântico de livre escolha: 1° Movimento sem cadência.

• VIOLA

a) Kreutzer. 42 Estudos para Viola: Estudo n. 8;

b) Beethoven. Sinfonia n. 5 – 2º Movimento: do início até o compasso 10; do compasso 23 até o compasso 37; do compasso 49 até o compasso 60; do compasso 98 até o compasso 106;

c) Um concerto a escolha do candidato dentre as seguintes opções: Christian Bach, Hoffmeister, Stamitz ou Zelter: 1° Movimento sem cadência;

d) Mozart. A Flauta Mágica – Abertura: do compasso 27 até o compasso 57;

e) Tchaikovsky. Sinfonia n. 6 – 1° Movimento – Allegro non troppo: do compasso 19 até o compasso 67.

• VIOLONCELO

a) Duport. Um estudo de livre escolha do candidato;

b) Um Concerto Clássico de livre escolha do candidato: 1° Movimento (sem cadência);

c) Beethoven. Sinfonia n. 5 – 2° Movimento: do início até o compasso 10; do compasso 49 até o compasso 59; do compasso 98 até o compasso 106; do compasso 114 até o 124;

d) Rossini. Guilherme Tell – Abertura: do início até o compasso 72.

• CONTRABAIXO

a) Montanari. Escolher apenas um estudo entre as seguintes opções: do n. 9 ao n. 14;

b) Concerto de Koussevitsky ou Bottesini: 1º Movimento sem cadência;

c) Saint-Saens. Carnaval dos Animais: “O elefante”;

d) Mozart. Sinfonia nº 41 – 1° Movimento: do compasso 133 até o compasso 153; 4° Movimento: do compasso 19 até o compasso 32; do compasso 293 até o compasso 312.

• FLAUTA E PICCOLO

a) J. S. Bach. 24 Estudos de Bach transcritos para flauta: Um estudo de livre escolha do candidato;

b) Mozart. Concerto n. 1 – 1° Movimento sem cadência;

c) Brahms. Sinfonia n. 4 – 4° Movimento: do compasso 89 até o compasso 105;

d) Debussy. D’apres midi d’un Faune: do início até o compasso 4; do n. 2 ao n. 3;

e) Para Piccolo: Rossini. Semiramide – Abertura: de 5 compassos depois da letra G (compasso 132) até a letra H; de 14 compassos depois de T (compasso 321) até a letra U;

f) Para Piccolo: Rossini. La Gazza Ladra – Abertura: do início até o compasso 49; do compasso 188 até o compasso 195.

• OBOÉ

a) Mozart. Concerto para Oboé: 1° Movimento (Exposição) com cadência;

b) Ravel – Le tombeau de Couperin – Prelúdio: do início até o n. 2; do sexto compasso do n. 8 até o n. 9;

c) Brahms – Sinfonia n.1 – 1º Movimento: de 5 compassos depois da letra A até o Allegro;

d) Beethoven. Sinfonia n°3: solo do 2° Movimento.

• CLARINETA

a) Mozart. Concerto – 1° Movimento sem cadência;

b) Beethoven. Sinfonia n. 6 – 1° Movimento: do compasso 83 até o compasso 93; do compasso 474 até o compasso 492; 2° Movimento: do compasso 68 até o compasso 77;

c) Brahms. Sinfonia n. 3 – 1° Movimento: do compasso 36 até o compasso 46; 2° Movimento: do ínicio até o compasso 22;

d) Mendelssohn. Sonho de uma noite de verão: do início até a letra B.

• FAGOTE

a) Mozart. Concerto para Fagote – 1° Movimento sem cadência;

b) Wagner. Tannhauser – Abertura (Fagote II): do início até 12 compassos antes da letra A; da letra F até a letra G;

c) Mozart. As Bodas de Fígaro – Abertura: do início até o compasso 7; do compasso 101 até o compasso 123; do compasso 214 até o compasso 220;

d) Rimsky-Korsakov. Scheherazade – 2° Movimento – Andantino: do início até a letra A; de 3 compassos depois da letra H até 9 compassos antes da letra P.

• TROMPA

a) Mozart. Concerto n. 3 – 1° Movimento com cadência;

b) Shostakovich. Sinfonia n. 5 – 1° Movimento (Trompa I): do compasso 17 até o compasso 21;

c) Brahms. Sinfonia n. 1 – 2° Movimento: de 1 compasso antes da letra E até a letra F; 4° Movimento: da letra B até o compasso 59;

d) Beethoven. Sinfonia n. 9 – 3º Movimento (Trompa IV): do compasso 82 até o compasso 99; do compasso 109 até o compasso 121;

e) Bruckner. Sinfonia n. 4 – 1° Movimento: do início até letra A.

• TROMPETE

a) Escolher apenas um estudo entre as seguintes opções: o n. 1 de Arban (14 Estudos Característicos) ou o n.1 de Charlier (36 Estudos Transcendentais);

b) Dvorak. Sinfonia n. 8 – 1° Movimento: de 18 compassos depois da letra K até 3 compassos depois da letra L; 2° Movimento: de 7 compassos antes da letra E até a letra F; 4° Movimento: do início até o compasso 18;

c) Mussorgsky. Quadros de uma exposição – Promenade: primeira linha;

d) Mahler. Sinfonia n. 5 – 1° Movimento: do início até 5 compassos depois do n. 1;

e) Beethoven. Leonora 3: trompete fora de cena.

• PERCUSSÃO

a) Delécluse. 12 Estudos para Caixa Clara: Escolher apenas um estudo entre as seguintes opções: do n. 1 ao n. 4;

b) Rimsky-Korsakov. Scheherazade – 3° Movimento: da letra D até a letra E; da letra P até a letra R; (Caixa Clara)

c) Tchaikovsky. Sinfonia n. 4 – 4° Movimento: do compasso 272 até o fim; (Pratos)

d) Brahms. Sinfonia n. 1 – 4° Movimento: do compasso 375 até o fim; (Tímpanos)

e) Beethoven. Sinfonia n. 9 – 1° Movimento: de 18 compassos antes da letra S até o fim; 2° Movimento: da letra R até a letra T; (Tímpanos)

f) Leitura à primeira vista.

● O grau de dificuldade do repertório escolhido será considerado na avaliação do candidato;

● Os candidatos deverão providenciar as partituras das peças e apresentar uma cópia para a Banca Examinadora, durante a realização da avaliação.

● Todos os candidatos deverão portar seus próprios instrumentos para a prova prática, exceto os percussionistas que deverão trazer apenas as suas baquetas.

● A Banca Examinadora tem a prerrogativa de ouvir apenas trechos das músicas requisitadas ou interromper a avaliação se julgar suficiente o que já tiver ouvido.

● Não será necessário trazer músico acompanhador para a prova.

● Qualquer dúvida relacionada ao edital deverá ser encaminhada para o e-mail: orquestra@cesgranrio.org.br

DO RESULTADO:

● Os candidatos selecionados pela Banca Examinadora serão contactados diretamente pela produção da Orquestra, em data a ser anunciada posteriormente.

● A decisão da Banca Examinadora é soberana e irrecorrível.

● Os(As) PARTICIPANTES selecionados(as) deverão apresentar à produção da Orquestra Sinfônica Cesgranrio (orquestra@cesgranrio.org.br) os seguintes documentos:

a) Cópia de documento de identidade, CPF, comprovante de residência, certificado de reservista.
b) Original e cópia de declaração escolar atualizada que comprove matrícula, frequência e ano/período no qual o participante se encontra.
c) Comprovante de vacinação contra COVID
d) Grade de horários das matérias que está matriculado.
e) Dados bancários

DOS ENSAIOS E APRESENTAÇÕES:

● O local dos ensaios da ORQUESTRA SINFÔNICA CESGRANRIO será informado em momento oportuno.
● Os ensaios ocorrerão três vezes por semana, com duração de três horas por dia, ficando a critério único e exclusivo da FUNDAÇÃO CESGRANRIO efetuar eventuais alterações nas datas e horários previamente estabelecidos que se fizerem necessários. A complementação das 30 (trinta) horas de estágio ocorrerá através das apresentações, em horários compatíveis com a carga horária escolar a ser definida com antecedência pelos gestores do programa de estágio.
● É obrigatório ao PARTICIPANTE comparecer integralmente aos ensaios nos dias e horários previstos pela FUNDAÇÃO CESGRANRIO, realizando todas as atividades previstas no cronograma. Assiduidade, pontualidade e rendimento são prerrogativas para a permanência do(a) PARTICIPANTE no corpo da ORQUESTRA SINFÔNICA CESGRANRIO.

● Caberá ao PARTICIPANTE arcar com as despesas de alimentação decorrentes da sua participação na ORQUESTRA SINFÔNICA CESGRANRIO.

● A contratação do estagiário aprovado no processo seletivo terá validade de até 02 (dois) anos.

DISPOSIÇÕES GERAIS:

● Com base nas avaliações dos profissionais responsáveis pelas aulas, palestras e treinamentos relativamente ao desempenho do(a) PARTICIPANTE, a FUNDAÇÃO CESGRANRIO reserva-se ao direito de encerrar, a qualquer tempo, a participação do mesmo quando este não corresponder às expectativas da ORQUESTRA SINFÔNICA CESGRANRIO, independentemente de qualquer motivação e aviso prévio formal.

● Ao ingressar na ORQUESTRA SINFÔNICA CESGRANRIO, o PARTICIPANTE estará automaticamente autorizando a FUNDAÇÃO CESGRANRIO desde já e de pleno direito, de modo expresso e em caráter irrevogável e irretratável, a utilizar sua imagem, nome, som de voz e demais características físicas para toda e qualquer forma de divulgação do projeto.

● A autorização de uso de imagem do PARTICIPANTE é gratuita e livre de qualquer ônus ou encargo da imagem, nome, som de voz e demais características físicas do PARTICIPANTE em fotos, arquivos e/ou meios digitais ou não, digitalizados ou não, bem como em cartazes, filmes e/ou spots, jingles e/ou vinhetas, em qualquer tipo de mídia e/ou peças promocionais, inclusive em televisão, rádio, jornal, cartazes, faixas, outdoors, mala-direta e na Internet, para ampla e irrestrita divulgação do projeto ORQUESTRA SINFÔNICA CESGRANRIO.

● Não poderão participar do concurso funcionários da FUNDAÇÃO CESGRANRIO e demais funcionários de empresas e pessoas envolvidas na elaboração e desenvolvimento desse projeto.

● É de responsabilidade do estagiário o instrumento musical bem como sua manutenção.

FUNDAÇÃO CESGRANRIO

BAIXE AQUI O EDITAL EM PDF