Biografia produzida pelo Centro Cultural Cesgranrio e escrita por Jalusa Barcellos, é lançada no Teatro Cesgranrio
No dia em que completaria 100 anos de vida, 01 de junho, a grande dama do teatro brasileiro, Bibi Ferreira, recebeu uma linda homenagem: o lançamento da sua biografia “Bibi Ferreira: a saga de uma diva”.
O Centro Cultural Cesgranrio produziu a publicação e a atriz e jornalista Jalusa Barcellos foi responsável pelo texto. Jalusa foi amiga da artista por mais de 40 anos e dividiu o palco com Bibi inúmeras vezes. A edição da obra ficou por conta da Editora Batel.
A noite de autógrafos foi realizada no Teatro Cesgranrio com direito à presença da filha, da neta e da bisneta de Bibi. As cantoras Stella Maria Rodrigues, Izabella Bicalho e Claudia Netto apresentaram um pocket show idealizado por Flávio Mendes, maestro de Bibi por quase 30 anos. “Sonho Impossível” (O Homem de la Mancha); “Basta Um Dia” (Gota D’Água) e “Je Ne Regrette Rien/ Hino ao Amor” (Piaf) fizeram parte do repertório.
A obra, com mais de 600 páginas e quase cem entrevistas, viaja pelas nove décadas da vida de Bibi Ferreira, garimpando revelações, causos e muitos episódios de bastidores.
– São mais de cem entrevistados, entre colegas, amigos, fãs, familiares, todo tipo de profissional de artes cênicas que me ajudaram a compor o perfil dessa mulher magistral e gigantesca, que sempre esteve por trás de Bibi Ferreira e que se chamava Abigail Izquierdo. Agradeço o presidente da Fundação Cesgranrio, Carlos Alberto Serpa por ter viabilizado a realização deste sonho – afirmou a autora Jalusa Barcellos.
– A Fundação Cesgranrio tem um forte compromisso com a educação e com a cultura brasileira. Na última década, de forma particular, desenvolvemos e incentivamos uma série de importantes projetos para a cena artística brasileira. Literatura, música, dança, audiovisual, artes plásticas, nossa atuação perpassa todas essas vertentes artísticas de forma comprometida e com projetos inovadores. Obviamente que a seara teatral não haveria de ser esquecida neste cenário. Damos ao teatro o valor merecido e reconhecemos o mérito dessa arte dentro do processo de formação da identidade cultural de nosso país – declarou Carlos Alberto Serpa.
A publicação traz três luxuosos prefácios: do Professor Carlos Alberto Serpa (Presidente da Fundação Cesgranrio); do Historiador, Crítico e Jornalista Ricardo Cravo Albin, e do Ator, Jornalista e Escritor Sergio Fonta.