A Oficina de Atores Cesgranrio está de volta às suas atividades depois de quase dois anos de interrupção, provocada pela pandemia da COVID-19.

Nesse tempo, nossa produção manteve contato com os candidatos aprovados, a fim de tranquilizá-los quanto à garantia de sua participação no projeto, tão logo retornássemos às atividades.

No dia 8 de outubro, com a presença do presidente da Fundação Cesgranrio, professor Carlos Alberto Serpa, daremos início ao processo de imersão no audiovisual, dia tão esperado por todos que se candidataram à 8ª Edição da Oficina.

A produção, de acordo com os protocolos de segurança da COVID 19, vem estruturando os espaços de aula para que os candidatos aprovados possam utilizá-los com segurança.

Nosso estúdio, que nos anos anteriores já teve seu projeto de cenário desenhado pelo renomado diretor de Arte José Dias, este ano receberá um novo dressing, agora pelas mãos do cenógrafo Gilson Santos.  Por 35 anos, ele elaborou projetos para séries, minisséries, novelas, filmes, clipes, programas de jornalismo e shows na Rede Globo.  Agora, desenvolve um conceito integrado para o cenário deste ano, no estilo LOFT.

O diretor Alexandre Machafer, idealizador da Oficina, vem reforçando, ao longo desses 10 anos, a importância da experimentação pelos atores de uma real vivência em um set de gravação, mediante a utilização de cenas por eles mesmos propostas. Para isso, a equipe da Oficina conta com profissionais que, de acordo com essas propostas, estruturam cenários no estúdio ou ainda em locações externas para que o resultado final tenha a qualidade técnica e dramatúrgica de mercado, que é a marca da Oficina de Atores Cesgranrio em sua trajetória.

Por fim, desejamos que todos os atores participantes tenham um ótimo aproveitamento e que, em breve, possamos vê-los nos segmentos de televisão, cinema e streaming, a exemplo de tantos outros que por aqui iniciaram suas carreiras e que hoje se destacam no mercado audiovisual brasileiro.

 

Nossa equipe de professores

A Oficina de Atores Cesgranrio está de volta! 5 MARCIO FONSECA – Interpretação

Ator, diretor e professor. Há 25 anos é membro da Cia Atores de Laura, onde trabalhou em mais de 20 montagens teatrais. Há 20 anos, administra o Teatro Miguel Falabella, localizado na zona Norte do Rio de Janeiro. Além dos segmentos teatral e audiovisual, desde 2013 integra a equipe de professores da Oficina de Atores da Fundação Cesgranrio onde também dirige o projeto Teatro nas Escolas.

 

 

A Oficina de Atores Cesgranrio está de volta! 3 FERNANDA GUIMARÃES – Preparação Corporal

Especializada em Formação de Preparador Corporal nas Artes Cênicas pela Faculdade Angel Vianna (2010).  Atualmente, é pós-graduanda em Neurociências e Comportamento pela PUCRS. Atua como professora, preparadora e coach de atores e vem desenvolvendo seu trabalho em salas de aula e no teatro, há 17 anos. Quanto à a televisão, ao longo dos últimos 9 anos, ela vem atuando intensamente  na Rede Record, em parceria com diretores como Alexandre Avancini, Edgard Miranda, Rudi Lageman, Ivan Zettel, João Camargo e Juan Pablo Pires.

 

 

A Oficina de Atores Cesgranrio está de volta! ADRIANA MICARELLI – Voz e Expressividade

Fonoaudióloga e Vocal Coach, com especialização em Expressividade e Voz. Possui formações em Psicomotricidade, Dança Contemporânea, Coaching de Talentos, Comunicação e Marketing e Negócios Sociais. Atua como Professora da Faculdade de Teatro Cesgranrio e também da Faculdade de Fonoaudiologia do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz, no Paraná.

 

 

A Oficina de Atores Cesgranrio está de volta! 1 ANA CARTER – Coach – Técnica de Atuação

Há quase vinte anos vem trabalhando entre o Brasil e a Inglaterra, preparando atores tanto para produções de canais de TV britânicos como, de forma independente, para trabalhos específicos no Brasil. Desenvolveu, durante esse tempo, um treino de aprimoramento técnico individual para atores profissionais, entre os quais  Isis Valverde, Carmo Dalla Vecchia, Alanis Guillen, André Ramiro, Daniel Rangel e Danilo Maia. Integra também o corpo docente da Faculdade CAL, na qual dirige atores para atuarem em Showcases, orientados ao mercado de TV.

 

Workshops da 8ª Edição

 

A Oficina de Atores Cesgranrio está de volta! 4 MARCELA BARSHALAY – O Artista Integral

Atriz e produtora cultural, formada pela Universidade Federal Fluminense.  É também sócia- fundadora do Artista Integral, empresa de mentoria para artistas, que já apoiou mais de 200 artistas no Brasil e no exterior. Ela lidera um movimento que coloca o artista no centro do seu fazer e desenvolve habilidades periféricas ao fazer artístico que tornam o viver de arte sustentável.

 

 

A Oficina de Atores Cesgranrio está de volta! 6 VALENTINA SEABRACoach Artístico

Terapeuta Regenerativa e Coach Executiva, vem desenvolvendo e conectando pessoas e empresas com seus propósitos. Em 2017, apresentou seu projeto social no Fórum #peoplefirst, na sede da ONU, em Genebra. Formada pelo Center for Executive Coaching em Houston, pelo Gaia Education e na metodologia 5 Pilares, focada em psicologia, tecnologia humana e inteligência emocional.

 

 

A Oficina de Atores Cesgranrio está de volta! 2 DOUGLAS CANTUDO – O Ator de Ação

Ator graduado em Interpretação Cênica pela Universidade Estácio de Sá, artista circense formado pela Escola Nacional de Circo do Rio de Janeiro, além de, há 16 anos, ser Dublê/Coordenador de Ação, na empresa Superação Dublês. Desenvolveu o workshop Ator de Ação com o intuito do aprimoramento corporal dos atores, a partir de treinamentos baseados em técnicas seguras para cenas de ação.