Não existe educação sem cultura

Teatro Cesgranrio recebe mostra do voto popular do 9º FESTU

9º FESTU - Cesgranrio - 2019

 

Em sua nona edição, o FESTU – Festival de Teatro Universitário acontece entre 10 e 26 de setembro, em três teatros da cidade: Teatro Cesgranrio, Firjan SESI Centro e Teatro Nathalia Timberg. Idealizado em 2010 pelo produtor Miguel Colker e pelo diretor e ator Felipe Cabral, o FESTU é uma verdadeira maratona teatral com produções criadas por jovens da cena universitária nacional.

 

O FESTU é composto por duas mostras, sendo uma competitiva de esquetes (Mostra Nacional Competitiva) e outra de espetáculos (Mostra de Espetáculos). Em quase uma década, o festival recebeu cerca de 4.600 inscrições de grupos de todo Brasil. Desde então, o evento apresentou 270 esquetes e 32 espetáculos de mais de 300 grupos universitários de todo o país, tendo patrocinado 11 peças e premiado 73 categorias.

 

Este ano, a Mostra Competitiva recebeu a inscrição de 281 esquetes (244 em 2018). Foram escolhidos 113 de 14 estados para participarem da banca realizada em julho, no Rio. Felipe Cabral e o professor Zé Luiz Rinaldi (Universidade Candido Mendes) selecionaram os 27 esquetes que competem em dez categorias (lista abaixo). O grande vencedor (Melhor Esquete) recebe um patrocínio de R$ 30 mil para montar um espetáculo e já tem sua participação garantida no Festival de Curitiba em 2020.

 

A novidade desta edição é a Mostra do Voto Popular. O melhor esquete eleito pelo júri popular ganha um evento exclusivo para esta premiação, no Teatro Cesgranrio (26/9). Todos os finalistas se apresentam novamente e o vencedor eleito pelo público ganha R$ 15 mil.

 

Serviço:

 

FESTU – Mostra do Voto Popular

Local: Teatro Cesgranrio (Rua Santa Alexandrina, 1011 – Rio Comprido).

Informações: (21) 2103-9682.

Horário: 20h.

Entrada franca.

Programação: Apresentação dos esquetes finalistas | Premiação do melhor esquete eleito pelo júri popular.