Não existe educação sem cultura

Sinfônica Cesgranrio na abertura do Festival MIMO Rio 2015

Sucesso! Orquestra Sinfônica Cesgranrio - Festival Mimo 2015 - Paraty

 

A Orquestra Sinfônica Cesgranrio participou da abertura do Festival MIMO Rio 2015, um dos mais respeitados eventos de promoção da música e da cultura em nosso país. O grupo se apresentou com o premiado guitarrista flamenco Daniel Casares, considerado um dos maiores expoentes do instrumento na atualidade.

O concerto ocorreu na última sexta, dia 13, na Igreja da Candelária, no Centro. O local estava lotado e recebeu iluminação especial para o Festival. A plateia vibrou com o desempenho do violonista espanhol e dos integrantes da Orquestra da Cesgranrio e aplaudiu o grupo de pé ao fim da apresentação.

O repertório homenageou a música erudita espanhola com três composições. A “Pavana para uma Princesa Defunta”, do francês Maurice Ravel, foi criada em 1899 e remete à pavana, tradicional dança espanhola. Já o “Concerto de Aranjuez”, de Joaquín Rodrigo, é uma das principais obras musicais espanholas e uma das mais interpretadas em todo o mundo. Por fim, foi executada a canção “La Luna de Alejandra”, primeira composição sinfônica para violão e orquestra do próprio Casares.