Não existe educação sem cultura

Sinfônica Cesgranrio lota apresentações no Norte Fluminense

Orquestra Sinfônica Cesgranrio - Edital - Audições 2016

 

O público aplaudiu de pé os concertos realizados pela Orquestra Sinfônica Cesgranrio em Macaé, Campos e Itaperuna, região do Norte Fluminense, em parceria com o Sesi-RJ.

 

Como parte de circuito realizado em parceria com o Serviço Social da Indústria do Rio de Janeiro (Sesi-RJ) para promoção da música clássica no Estado do Rio, a Orquestra Sinfônica Cesgranrio (OSC) se apresentou em três cidades do Norte Fluminense entre os dias 19 e 21 de maio. Os concertos aconteceram no Teatro Sesi de Macaé, no dia 19; no Teatro Sesi de Campos dos Goytacazes, no dia 20; e o último, no Teatro Sesi Itaperuna, no dia 21.

O repertório foi composto pelas obras Divertimento em Ré, K.136, e Concerto para Flauta em Ré, K. 314 (sendo essa última com Lincoln Sena como solista), do grande mestre da música erudita W. A. Mozart; Concertino para harmônica e orquestra, do brasileiro Radamés Gnatalli; e Bachianas nº 9, do também brasileiro Heitor Villa-Lobos.

Além das apresentações na região Norte Fluminense, ainda serão realizados mais dois concertos nos Teatros Sesi do Estado, durante o primeiro semestre desse ano (confira as demais datas abaixo). Já aconteceram apresentações no Palácio de Cristal, em Petrópolis, e no Teatro Sesi de Duque de Caxias.

Essa série de exibições celebra os 100 anos de nascimento do compositor e gaitista gaúcho Eduardo Nadruz (1916-1982), conhecido como Edu da Gaita. Edu passou a ser famoso e respeitado no mundo artístico depois que, em 1956, se tornou o primeiro instrumentista da história da música de sopro a gravar, na íntegra, a célebre obra “Moto Perpétuo”, do compositor italiano Niccolò Paganini (1782-1840). Em função da homenagem a Edu da Gaita, a maior parte dos concertos conta com a participação do gaitista José Staneck como solista.

 

PRÓXIMAS APRESENTAÇÕES

15/6

Teatro Sesi – Centro

24/6

Teatro Sesi – Jacarepaguá

  • Fotógrafo: Rogério Peccioli
  • Fotógrafo: Rogério Peccioli
  • Fotógrafo: Rogério Peccioli
  • Fotógrafo: Rogério Peccioli
  • Fotógrafo: Rogério Peccioli
  • Fotógrafo: Rogério Peccioli