Não existe educação sem cultura

Quem Somos

Centro Cultural Cesgranrio - fachada

 

Cultura: alicerce da educação

 

O conceito de educação sempre foi bastante claro para a Fundação Cesgranrio. Educar, do latim educere, significa literalmente “conduzir para fora” ou “direcionar para fora”. E a palavra “educação”, no sentido mais estreito, deve ser vista no sentido de preparar as pessoas para o mundo e viver em sociedade.

Não se pode falar de convívio social sem aprofundar o conceito de cultura. O ser humano, ao se agrupar, cria uma “cultura” própria e através das diversas manifestações da arte, passa a construir uma cultura artística.

Perceber as nuances das emoções intrínsecas com a própria arte é o processo para a formação individual de cada ser humano.

Para isso, a Fundação decidiu redirecionar e otimizar as suas atividades e projetos de cultura através de seu Centro Cultural com o objetivo de trabalhar essa vocação coletiva de forma ainda mais ativa, trazendo consigo a responsabilidade de desenvolver uma série de iniciativas com novos e desafiantes propósitos. 


 

Importantes projetos tomaram corpo, como o Prêmio Cesgranrio de Teatro, a Orquestra Sinfônica Cesgranrio, o Prêmio Rio de Literatura, a produção de minisséries, como Anos Radicais e a Série Bíblica, e o Edupark, entre outros.

Recentemente, a Cesgranrio inaugurou, em seu campus, no Rio Comprido, um teatro para 266 pessoas, equipado com os mais modernos equipamentos de sonorização e iluminação.

Assim, a Fundação Cesgranrio, através do seu Centro Cultural, vem reafirmar seu compromisso para com um dos aspectos mais marcantes e transformadores de uma sociedade: a cultura.

 

Missão: Estimular a ambiência cultural na sociedade e, em especial, dentro do ambiente acadêmico, para contribuir de forma efetiva e fundamental para a formação do indivíduo.

 

  • Fachada do Centro Cultural Cesgranrio