Não existe educação sem cultura

Prêmio Rio de Literatura recebe mais de 600 inscrições

Prêmio Rio de Literatura - Cesgranrio - Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro

 

A primeira edição do Prêmio Rio de Literatura, projeto da Fundação Cesgranrio em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, recebeu mais de 600 inscrições. A categoria “Obras Publicadas – Ficção” teve 346 obras inscritas; na categoria “Novo Autor Fluminense”, foram 197 inscrições; e, por fim, “Obras Publicadas – Ensaio” conta 64 obras inscritas. No total, 35 editoras de todo o Brasil inscreveram autores, entre elas Companhia das Letras, Record, Rocco, Cosac Naify, Intrínseca, Planeta, Zahar e Leya.

O Prêmio será dividido em duas fases: na primeira, um júri composto por professores, escritores, críticos literários, bibliotecários e acadêmicos avaliará os livros e indicará os 20 finalistas de cada categoria. Na segunda etapa, uma comissão única de cinco jurados vai analisar as obras indicadas e elegerá a melhor entre cada categoria. O resultado do prêmio será anunciado em maio do próximo ano.


Sobre a iniciativa


Com a intenção de reconhecer a qualidade da produção literária nacional, o Prêmio Rio de Literatura pretende selecionar as melhores obras em duas modalidades: Obras Publicadas e Novo Autor Fluminense.

Na modalidade de escritores experientes, são duas categorias: Ficção e Ensaio. Os autores dos livros selecionados serão premiados, cada um, com R$ 100 mil.

A segunda modalidade, exclusiva para descobrir os novos talentos do estado do Rio de Janeiro, abrange novos nomes da literatura que tenham nascido ou residam no estado do Rio de Janeiro. A iniciativa, além de oferecer R$ 10 mil ao vencedor, ainda vai viabilizar a edição e publicação de mil exemplares de sua obra, que serão doados ao autor e distribuídos para bibliotecas públicas e comunitárias do estado.

 Prêmio Rio de Literatura - Cesgranrio - Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro