Não existe educação sem cultura

Prêmio Cesgranrio de Dança – 2018 – Regulamento

Prêmio Cesgranrio de Dança 2018

 


 

O Prêmio Cesgranrio de Dança é um prêmio de reconhecimento e incentivo à dança, destinado aos profissionais que se tenham destacado em alguma das categorias analisadas durante o ano, na cidade do Rio de Janeiro, e que hajam, necessariamente, cumprido as exigências de elegibilidade deste regulamento.

 

1 – PREMIAÇÃO

Cada uma das seis categorias avaliadas pelo Prêmio Cesgranrio de Dança será contemplada com:

  • Premiação no valor de R$ 12.000,00 (doze mil reais – valor bruto).

No caso da categoria melhor espetáculo receberá o valor a companhia responsável pela inscrição.

 

  • Troféu Mercedes Baptista

Mercedes Baptista –  A primeira bailarina negra do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, é considerada a principal precursora da dança afro-brasileira. Bailarina de formação erudita, e a partir da criação de seu grupo, no início da década de 1950, volta-se para o estudo dos movimentos ritualísticos do candomblé e das danças populares. Suas criações coreográficas permanecem até hoje identificadas como repertório gestual da dança afro. Nasceu em 1921 e faleceu em 2014, no Rio de Janeiro.

 

2 – CATEGORIAS AVALIADAS:

Os candidatos poderão concorrer em 6 categorias:

 2.1 –  MELHOR COREOGRAFIA – nesta categoria serão analisadas criações ou versões inéditas, cujas execuções tenham, no mínimo, 20 minutos de duração. Em se tratando de balé clássico, serão elegíveis apenas apresentações inéditas.

 2.2 –  MELHOR BAILARINA

 2.3 –  MELHOR BAILARINO

 2.4 –  MELHOR ESPETÁCULO

 2.5 –  DESTAQUE NA INTERVENÇÃO EM ESPAÇO URBANO – nesta categoria serão avaliados os trabalhos coreográficos que tenham contribuído com a ocupação e ressignificação do espaço urbano a partir da dança.   

 2.6 –  CATEGORIA ESPECIAL – esta categoria contempla a avaliação de quaisquer projetos de destaque que valorizem a dança de alguma forma. Tal categoria também pode contemplar a avaliação de outros importantes quesitos dos espetáculos candidatos que, por ventura, se tenham destacado na temporada, quais sejam: iluminação, figurino ou cenografia.

 

 3 – INSCRIÇÕES E CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE: 

3.1 – Os espetáculos candidatos deverão inscrever-se para o Prêmio Cesgranrio de Dança, com antecedência mínima de 30 dias a partir da data da primeira apresentação, exceto para a categoria 2.6, que será indicação do júri. A inscrição deverá ser realizada necessariamente com o CNPJ da produção responsável. A inscrição é gratuita e deve ser feita através do site http://cultural.cesgranrio.org.br/

3.2 – Poderão inscrever-se espetáculos que estejam enquadrados nos seguintes estilos: clássico, neoclássico, contemporâneo, danças negras, danças de rua, danças populares, sapateado e jazz.

3.3 – Podem inscrever-se ao prêmio montagens inéditas de obras nacionais ou estrangeiras, originais ou não, de produtoras / companhias fluminenses. Tais montagens deverão ser apresentadas pela primeira vez na cidade do Rio de Janeiro durante a vigência do prêmio.

3.4 – É necessário que o espetáculo cumpra o mínimo de duas apresentações (não necessariamente consecutivas) para que se torne elegível. (Este mínimo não se aplica a espetáculo candidato à categoria DESTAQUE NA INTERVENÇÃO EM ESPAÇO URBANO)

3.5 –  Não serão elegíveis espetáculos com intérpretes com menos de 16 anos de idade, salvo se o enredo assim o exigir, para alguma personagem específica.

3.6 – Escolas de Dança não são elegíveis.

3.7 – É necessário o envio do registro do DRT no momento da inscrição.

3.8 – Ao realizar a inscrição, a produção do espetáculo concorda em ceder convites para a comissão julgadora.

 

4 – AVALIAÇÃO E RESULTADO:

4.1. A cada edição do prêmio serão julgados os espetáculos que tenham estado em cartaz entre 01 de março a 28 de fevereiro do ano seguinte. Não serão elegíveis espetáculos apresentados apenas em grandes feriados nacionais como o Carnaval, Semana Santa, e Natal, por exemplo.

4.2 – Serão indicados, no mínimo, dois candidatos por categoria a cada seis meses de avaliação. O primeiro semestre de avaliação tem vigência entre o início de março e final de agosto. O segundo semestre de avaliação tem vigência entre o início de setembro e o final de fevereiro.

4.3 – Os vencedores de cada categoria serão escolhidos entre os indicados e anunciados no prazo de até 60 dias após a divulgação dos indicados do segundo semestre de avaliação.

4.4 – Todos os espetáculos inscritos e que cumpram os requisitos de elegibilidade serão apreciados por, ao menos, três integrantes do júri, os quais poderão indicá-los aos demais jurados caso identifiquem neles um potencial para indicação a alguma (s) das categorias do prêmio.

4.5 –  A comissão julgadora será composta de cinco membros, convidados pelo Centro Cultural da Fundação Cesgranrio.

 4.6 – É vedado a qualquer membro do júri votar e ser premiado em qualquer categoria de espetáculo do qual tenha participado, ou no qual tenha familiares envolvidos.

 4.7 –  O júri é soberano em suas decisões, não cabendo nenhum tipo de recurso perante estas.

 

5 – HOMENAGEM:

O Prêmio Cesgranrio de Dança a cada edição fará uma homenagem a uma personalidade da área. (não há premiação financeira envolvida nessa homenagem)

 

Maiores esclarecimentos pelo e-mail: premiodedanca@cesgranrio.org.br

 

Prêmio Cesgranrio de Dança 2018