Não existe educação sem cultura

Orquestra Sinfônica Cesgranrio se apresenta em série da UFF e no I Festival Internacional de Fagote

Sucesso! Orquestra Sinfônica Cesgranrio - Festival Mimo 2015 - Paraty

 

A Orquestra Sinfônica Cesgranrio realizou três concertos no fim do mês de novembro: no domingo, dia 29, o grupo de jovens talentos se apresentou no Cine Arte UFF, em Niterói, como parte da temporada de concertos da universidade; e na segunda, dia 30, junto a fagotistas estrangeiros durante o I Festival Internacional de Fagote UFRJ-USP.

A apresentação da UFF foi uma grande celebração à dança que misturou ritmos brasileiros, tango e danças tradicionais europeias, como a espanhola pavana. Entre as obras executadas, estavam a “Ciranda de Sete Notas”, do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos; a “Serie del Angel”, do argentino Alberto Piazzola; e a “Pavane pour une Infante Défunte”, escrita pelo francês Maurice Ravel.

O Festival de Fagote, por sua vez, reuniu dois concertos distintos da Orquestra. Na primeira apresentação, às 12h30, foram executadas composições de Eichner, Vivaldi e Piazzolla com os fagotistas solistas Franz Jurgen Dorsan, da Orquestra Metropolitana de Lisboa; Alejandra Rojas, da Venezuela; Fabian Contreras, da Orquestra Municipal de Córdoba, na Argentina; e Frank Först, da Weimar Hochshule fur Musik, da Alemanha. A segunda apresentação, às 18h30, contou com obras de Villa-Lobos, Vivaldi e B. Hummel. Os solistas foram David-Tomas Realp, da Karlsruhe Hochshuke fur Musik, da Alemanha; Afonso Venturieri, da Orchestre Suisse Romande, da Suíça; e Matthias Rácz, da Tonhalle Orchestra, também da Suíça. O maestro Eder Paolozzi, regente da Orquestra Sinfônica Cesgranrio, conduziu as exibições.

  • Concerto na Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Concerto na Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • I Festival Internacional de Fagote
  • I Festival Internacional de Fagote
  • I Festival Internacional de Fagote
  • I Festival Internacional de Fagote