Não existe educação sem cultura

Orquestra Sinfônica Cesgranrio abre Festival MIMO Rio 2015

Sucesso! Orquestra Sinfônica Cesgranrio - Festival Mimo 2015 - Paraty

 

A Orquestra Sinfônica Cesgranrio fará a abertura da primeira edição do festival de música MIMO em terras cariocas, em concerto na Igreja da Candelária, no dia 13 de novembro. O grupo de jovens musicistas já havia participado do MIMO Paraty, em 5 de outubro, com boa repercussão junto ao público.


Orquestra Sinfônica Cesgranrio


Lançada em 30 de junho deste ano, a Orquestra Sinfônica Cesgranrio é formada por 50 jovens estudantes de cursos universitários e técnicos de música do Rio de Janeiro. Com poucos meses de vida, já soma participações em eventos nacionais e internacionais, como o Festival de Inverno de Petrópolis, o Festival MIMO Paraty 2015 e o Festival Internacional Villa Lobos, realizado em outubro na Venezuela.


Audição Orquestra Sinfônica Cesgranrio


Festival


Para o concerto de abertura, a Orquestra contará com a companhia do prestigiado violonista flamenco Daniel Caseres, que desde muito jovem já acumula prêmios, como o Bordón Minero de La Unión e o Prêmio Nacional de Guitarra de Jaen. Em 2005, foi nomeado como revelação musical pela Associação de Cronistas de espetáculos (ACE), de Nova Iorque (EUA). Já colaborou com artistas como Alejandro Sanz, Miguel Poveda, Dulce Pontes, Toquinho e Antonio Orozco, entre outros. No último ano, o músico estreou sua primeira obra sinfônica, La luna de Alejandra, com a Orquestra Sinfônica de Málaga. No segundo semestre deste ano, lançou seu sexto álbum de carreira, “Picassares”, essencialmente flamenco, em que homenageia o pintor Pablo Picasso.


Programa


O programa da apresentação dará destaque à música erudita espanhola: serão executados a Pavane pour une infante defunte de Maurice Ravel; o Concerto de Aranjuez, de Joaquín Rodrigo; e La luna de Alejandra, do violonista flamenco Daniel Casares, que se apresentará como solista.

 

 

 

Regente: Eder Paolozzi


A Orquestra Cesgranrio está sob a batuta do maestro Eder Paolozzi. Formado em regência, composição e piano no Conservatório Giuseppe Verdi, em Milão, o mais reconhecido da Itália, e, em violino, no Trinity College of Music, em Londres, Eder estudou com o maestro Isaac Karabtchevsky e atuou como regente convidado em algumas das principais orquestras do país, como a Petrobras Sinfônica e as Sinfônica da Bahia, do Recife e de Porto Alegre. Já comandou a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, considerada uma das mais importantes orquestras de projetos sociais no Brasil. Em 2011, foi convidado por Karabtchevsky para trabalhar no projeto Corais da Paz, em escolas do estado do Rio de Janeiro, até 2012. Em 2013, foi premiado no Festival Musica Riva, na Itália, o que rendeu o convite para reger a State Youth Orchestra of Armenia. Atuou também na Inglaterra e Itália, onde regeu a World Youth Orchestra, a Orquestra Reino di Aragón, a Orchestra Giovanile Luigi Cherubini e Salzburg Philharmonic Orchestra. Uma das principais marcas de seu trabalho como maestro é a associação entre a formação de alta qualidade e os projetos sociais, usando a música clássica como instrumento de construção e aprimoramento da realidade de diversos jovens.

 

Eder Paolozzi Orquestra Sinfônica Cesgranrio

Data: 13 de novembro de 2015
Hora: 18h30
Endereço: Igreja da Candelária – Praça Pio X, s/n – Centro, Rio de Janeiro - RJ