Não existe educação sem cultura

Oficina de Canto Coral Cênico 2020 – Regulamento

Oficina de Canto Coral Cênico Cesgranrio

 

A OFICINA DE CANTO CORAL CÊNICO CESGRANRIO é um projeto GRATUITO e de caráter artístico desenvolvido pelo Centro Cultural da Fundação Cesgranrio. O objetivo principal da oficina é proporcionar o aperfeiçoamento de novos cantores, bailarinos e atores através da prática do canto em grupo, de jogos teatrais, de expressão corporal, de técnicas de respiração e de musicalização.

A OFICINA DE CANTO CORAL CÊNICO CESGRANRIO visa proporcionar aos participantes a vivência cênica-musical, em um ambiente profissional, com ensaios regulares e apresentações de espetáculos, promovendo o aperfeiçoamento e a capacitação destes participantes.

A OFICINA DE CANTO CORAL CÊNICO CESGRANRIO tem a duração de 1 ano com possibilidade de renovação por mais 1 ano.

O grupo é formado por 40 (quarenta) integrantes e será necessário ter alguma experiência em canto.

O (A) PARTICIPANTE deverá comprovar sua residência e domicílio no Estado do Rio de Janeiro.

O vínculo do (a) PARTICIPANTE com a OFICINA DE CANTO CORAL CÊNICO CESGRANRIO será feito através da assinatura de um Termo de Compromisso de Participação Voluntária. Não haverá pagamento de nenhuma remuneração nem ajuda de custo aos PARTICIPANTES da oficina.

O (A) PARTICIPANTE deverá cumprir uma carga horária de 3 (três) horas semanais. Os ensaios ocorrerão sempre às segundas-feiras, das 15:00 às 18:00, na Fundação Cesgranrio, localizada na Rua Santa Alexandrina, nº 1011, no bairro do Rio Comprido, Rio de Janeiro, RJ.

 

DAS INSCRIÇÕES

As inscrições para o processo seletivo terão início no dia 06 de março de 2020 e serão encerradas no dia 18 de março de 2020. Deverão ser feitas através do preenchimento de um formulário eletrônico disponível neste link.

As inscrições serão gratuitas e terão vagas limitadas de 120 inscrições.

Não serão aceitas inscrições fora do prazo determinado.

A lista com os selecionados para participar do processo seletivo será divulgada no dia 20 de março de 2020.

O processo seletivo será realizado no dia 23 de março de 2020, de 15h às 18h, visando o preenchimento de posições para os seguintes naipes da OFICINA DE CANTO CORAL CÊNICO CESGRANRIO (local a ser informado).

SOPRANO
CONTRALTO
TENOR
BAIXO

 

DO PROCESSO SELETIVO

A banca examinadora será composta por 02 (dois) membros de notório saber na área de música.
A banca examinadora realizará a avaliação dos candidatos a partir das seguintes etapas da audição:

1. Entrevista;
2. Vocalize (individual);
3. Cânone (em grupo);
4. Apresentação de uma música brasileira de livre escolha para ser cantada a cappella;
5. Exercício de improvisação teatral (individual).

A banca examinadora terá a prerrogativa de ouvir apenas trechos da música escolhida ou interromper a avaliação se julgar suficiente o que já tiver ouvido.
Não será necessário trazer músico acompanhador para a prova.

 

DO RESULTADO

O resultado será divulgado no site do Centro Cultural Cesgranrio até a data de 25 de março 2020.

Os candidatos aprovados deverão fazer sua matrícula no Teatro Cesgranrio nos dias 26 e 27 de março 2020 das 10h às 12h ou das 13h às 18h. Para a matrícula deverão ser apresentados:

– Documento de identidade
– CPF
– Comprovante de residência.
– Assinatura do Termo de Compromisso de Participação Voluntária.

No caso de vagas remanescentes, será divulgado um novo resultado com os reclassificados no dia 30 de março de 2020 e as matriculas serão realizadas nos dias 1º e 2 de abril de 2020.

A decisão da Banca Examinadora é soberana e irrecorrível.

As aulas terão início no dia 06 de abril de 2020.

 

DOS ENSAIOS E APRESENTAÇÕES

Os ensaios da OFICINA DE CANTO CORAL CÊNICO CESGRANRIO serão realizados no campus da Fundação Cesgranrio no endereço: Rua Santa Alexandrina, nº 1011, Rio Comprido, Rio de Janeiro.
Os ensaios ocorrerão 1 (uma) vez por semana, com duração de 3 (três) horas por dia, das 15:00 às 18:00, ficando a critério único e exclusivo da Fundação Cesgranrio efetuar eventuais alterações nas datas e horários previamente estabelecidos que se fizerem necessárias.

É obrigatório ao participante comparecer integralmente aos ensaios nos dias e horários previstos pela Fundação Cesgranrio, realizando todas as atividades previstas no cronograma. Assiduidade, pontualidade e rendimento serão prerrogativas para a permanência do participante no corpo da OFICINA DE CANTO CORAL CÊNICO CESGRANRIO.

Cabe ao participante arcar com as despesas de alimentação e transporte decorrentes da sua participação na OFICINA DE CANTO CORAL CÊNICO CESGRANRIO.

A cada trimestre faremos uma apresentação que será agendada e comunicada previamente pela produção. Salvo exceção quando o pedido for feito exclusivamente pela Presidência da Fundação Cesgranrio, nesse caso, poderá acontecer mais de uma apresentação no trimestre.

As apresentações não interrompem as aulas e ensaios realizados nos dias e horários citados acima.

O (A) PARTICIPANTE poderá ter até 8 (oito) faltas durante o período de 1 (um) ano. A cada 2 (dois) atrasos superiores a 15 minutos será contabilizado como 1 (uma) falta.

 

DISPOSIÇÕES GERAIS

A Fundação Cesgranrio reserva-se ao direito de encerrar, a qualquer tempo, a continuidade do (a) PARTICIPANTE na oficina quando este (a) não corresponder às expectativas da OFICINA DE CANTO CORAL CÊNICO CESGRANRIO, independentemente de qualquer motivação e aviso prévio formal.

Ao ingressar na OFICINA DE CANTO CORAL CÊNICO CESGRANRIO, o (a) PARTICIPANTE estará automaticamente autorizando a Fundação Cesgranrio desde já e de pleno direito, de modo expresso e em caráter irrevogável, irretratável e gratuito, a utilizar sua imagem, nome, som de voz e demais características físicas para toda e qualquer forma de divulgação do projeto.

A autorização de uso de imagem do (a) PARTICIPANTE é gratuita e livre de qualquer ônus ou encargo da imagem, nome, som de voz e demais características físicas do (a) PARTICIPANTE em fotos, arquivos e/ou meios digitais ou não, digitalizados ou não, bem como em cartazes, filmes e/ou spots, jingles e/ou vinhetas, em qualquer tipo de mídia e/ou peças promocionais, inclusive em televisão, rádio, jornal, cartazes, faixas, outdoors, mala-direta e na Internet, para ampla e irrestrita divulgação do projeto OFICINA DE CANTO CORAL CÊNICO CESGRANRIO.

 

RESUMO DAS DATAS

Inscrições: de 06/03 a 18/03
Processo seletivo: 23/03
Resultado: 25/03
Matrícula: 26 e 27/03
Reclassificados: 30/04
Matricula dos reclassificados: 1 e 2/04
Início da Oficina: 06/04

 

Para se inscrever, basta apertar o sinal de “+”, na imagem abaixo, apertar “CONTINUAR”, e preencher o formulário.