Não existe educação sem cultura

Oficina de Atores Cesgranrio – Edição 2013


 

No mesmo dia da inauguração do seu estúdio de televisão, em 20 de maio, a Fundação Cesgranrio inaugurou também sua primeira turma da Oficina de Atores, dando mais um importante passo na difusão da educação e cultura no Rio de Janeiro.

Por ser uma oficina para atores com linguagem de audiovisual gratuita, algo raro no mercado, a seleção dos alunos foi disputada. Foram mais de 200 inscritos para apenas 20 vagas. O diretor do curso, Alexandre Machafer, conta que não foi fácil escolher somente 20 atores. “De 230, selecionamos 85, depois 60, até chegar a 20. Tem muita gente boa”, garante.

Carlos Alberto Serpa

Presidente da Fundação Cesgranrio

“A Cesgranrio acredita que a cultura é a mola mestra para que a gente tenha uma juventude diferente com um bom futuro profissional.”

Ágatha Duarte

Atriz e uma das alunas da Oficina de Atores Cesgranrio - Edição 2013

“Estou animada para o início do curso. A estrutura é incrível. Dá pra ver que é um trabalho sério.”

 

Fernanda Guimarães, professora responsável pelas aulas de corpo, afirma que seu trabalho nada tem a ver com dança. “Minha meta é transformar essas pessoas de alguma forma. Quero proporcionar vários caminhos para que possam acessar estímulos emocionais. Vamos trabalhar o ator psicológica e fisicamente”, explica.

Já Márcio Fonseca, responsável por ensinar interpretação, tenta resumir também como serão suas aulas: “Eles podem esperar a junção de duas palavras, rigor e reverência. Vou fazer acreditarem que são muito melhor do que imaginam”.

Ao explicar como seriam suas aulas, a professora de voz Cláudia Liechavicius contou que durante os 3 meses de curso, “os alunos vão aprender a ter consciência vocal, de como cuidar da voz, como articular e, principalmente, como ter repertório para interpretar diferentes papéis”.

 

 

Professores

✔ Claudia Liechavicius (Fonoaudióloga e Psicomotricista )
✔ Fernanda Guimarães (Expressão Corporal)
✔ Márcio Fonseca (Interpretação)


Coordenação e Direção

✔ Alexandre Machafer

 

Oficina de Atores Cesgranrio já dá frutos

Oficina de Atores Cesgranrio já dá frutos

Logo após terminar a oficina, Rafael Canedo desponta no teatro e na TV. Rafael Canedo, aluno da 1ª edição da Oficina de Atores Cesgranrio, de 2013, foi escolhido para interpretar o jovem Ruço, personagem de Miguel Falabella, na série “Pé na Cova”, da TV Globo. Segundo a jornalista Carla Bittencourt, do jornal Extra, Miguel ficou tão impressionado com a semelhança entre ele e Rafael que aumentou a participação do rapaz, de 25 anos. O Centro Cultural Cesgranrio entrevistou o ator Rafael Canedo para entender como a Oficina de Atores está...

saiba mais

Um mergulho na obra de Nelson Rodrigues

Um mergulho na obra de Nelson Rodrigues

Provocações como “toda unanimidade é burra”, “nem todas as mulheres gostam de apanhar, só as normais” ou “é preciso muito cinismo para que um casal chegue às bodas de prata” retratam bem o estilo de um dos mais importantes escritores brasileiros: Nelson Rodrigues. Autor de 17 peças teatrais, ele foi um dramaturgo muito influente. Na verdade, ainda é. Prova disso é que estudar Nelson Rodrigues virou obrigação para qualquer ator. E o professor de interpretação da primeira oficina de atores da Cesgranrio, Márcio Fonseca, fez questão de trabalhar...

saiba mais

Entrevista com a Prof.ª Fernanda Guimarães

Entrevista com a Prof.ª Fernanda Guimarães

Formando atores e transformando pessoas. Professora Fernanda Guimarães conta sobre o trabalho de preparação corporal. Basta pouco tempo conversando com ela ou assistindo sua aula na oficina de atores da Cesgranrio, para perceber como Fernanda Guimarães, mais conhecida como Fê, é uma professora especial. Há mais de dez anos, preparando atores através de aulas de corpo, ela confessa que” se apaixonou pela área ao ver que poderia transformar as pessoas”. Como a maioria dos atores, Fernanda Guimarães tem outra formação: turismo. Bem ao seu doce...

saiba mais