Nesta terça, 29/08/2017, às 18:30h, a Fundação Cesgranrio realiza o último dia de apresentações em comemoração a quinta edição de sua Oficina de Atores. As atrações são especialíssimas.
Apocalypse Now
Abrindo a noite, às 18:30h, será apresentado o documentário HEARTS OF DARKNESS: A FILMMAKER’S APOCALYPSE, que contará tudo o que aconteceu nos bastidores da filmagem de Apocalypse Now.
Coppola é um diretor com tendências suicidas que não sabe como terminar sua história; Martin Sheen é um jovem protagonista que sofre um ataque cardíaco durante as filmagens; Marlon Brando é um ator há muitos anos fora do mercado que surge fora de forma e sem estudar seu roteiro: Hearts of Darkness é essencialmente a receita de um set desastroso que acabou resultando em um dos maiores filmes do século XX: “Apocalypse Now”.
29.08 | 18h30min: HEARTS OF DARKNESS: A FILMMAKER’S APOCALYPSE (APOCALYPSE NOW)
1991, Fax Bahr, George Hickenlooper & Eleanor Coppola, 1h36min.
Walter Lima Junior – Cineasta
Após a apresentação do documentário, às 20h, a Oficina de Atores Cesgranrio convidará o cineasta Walter Lima Junior para conversar sobre suas experiências profissionais, durante os mais de 50 anos de carreira.
Walter Lima Junior dirigiu filmes premiados como: Brasil ano 2000 (1968), Urso de Prata do Festival de Berlim e Concha de Ouro no Festival de Cartagena; Dirigiu documentários para a televisão, como Os índios Kanela (1974).
Em 1977, concluiu o longa-metragem A lira do delírio', prêmio de melhor filme no Festival de Brasília. Dirigiu também o filme Inocência, prêmio de direção em Brasília e prêmio Coral no Festival de Havana; em seguida, Ele, o Boto (1986).
Nos anos 1990 dirigiu, sob encomenda de um produtor americano, O monge e a filha do carrasco (1995) e pouco depois fez A Ostra e o Vento (1997), baseado no livro de Moacir C. Lopes, selecionado para a competição do Festival de Veneza.Em 2002 teve sua biografia e filmografia publicadas no livro de Carlos Alberto de Matos: Walter Lima Júnior, Viver Cinema.
Em 2003, realizou o documentário em curta-metragem Thomas Farkas, e, em 2005, filmou o longa-metragem de ficção Os desafinados, que estreou em 2008.Atualmente é professor no curso de Direção Cinematográfica da Escola de Cinema Darcy Ribeiro, e na Pontifícia Católica Universidade (PUC-Rio), no Rio de Janeiro.
SERVIÇO
Data e horário: 29 de agosto - a partir das 18:30h
Local: Teatro Cesgranrio
Rua Santa Alexandrina, 1011 – Rio Comprido – Rio de Janeiro (estacionamento gratuito no local)
Entrada franca