Não existe educação sem cultura

Livre Para Ser (Bullying) – Edupark

Edupark - Educação completa - Cesgranrio


Praticamente um em cada cinco alunos, em uma sala de aula normal, sofre algum tipo de bullying. Este comportamento negativo afeta a todos – os que sofrem, os que cometem e os que testemunham o bullying. Nossas crianças merecem se sentir seguras. Mas quando sofrem bullying, as consequências podem durar muito tempo.

Edupark - Bullying - Fundação Cesgranrio

 

Para tratar deste assunto, Ori Yardeni, Fundador/CEO da Life Changing Experiences (LCE) juntou-se a especialistas do Hospital Infantil da Filadélfia (Children’s Hospital of Philadelphia - CHOP) para desenvolver um programa anti-bullying multissensorial.

O programa Livre para Ser (Free 2B) se utiliza de vídeos – inclusive em 3D – e tecnologia multissensorial para tratar de assuntos vitais para os jovens, como: bullying físico e verbal, bullying social, cyberbullying, exclusão e os diversos papéis dentro do bullying (a pessoa que o comete, a vítima e as testemunhas). Livre para Ser também oferece ferramentas para auxiliar nas denúncias e no apoio às vítimas de bullying.


Experiência 3D: Ver ou não ver, eis a questão

Edupark - Bullying - Fundação Cesgranrio


Ver ou não ver utiliza tecnologia 3D de ponta, em que as personagens são jovens empresários que desenvolvem óculos de realidade aumentada, e acabam descobrindo que, com sua nova engenhoca, conseguem detectar e compreender as emoções ocultas dos outros. Equipado com esses “óculos”, um dos inventores se dedica a melhorar os índices de felicidade de sua classe. Ao final da experiência Ver ou não Ver, os inventores descobrem que não precisamos de nenhum óculos de ponta para reconhecer e ajudar os que estão em sofrimento.


Experiência da Inspiração: Um Grito Silencioso

Edupark - Bullying - Fundação Cesgranrio

 

Um Grito Silencioso é um vídeo tocante, baseado em uma história verdadeira de cyberbullying, que conta a dor que um jovem adolescente sofre, só por ser... negro. O vídeo demonstra o potencial enorme da Internet e como ela pode afetar nossas vidas, tanto de forma positiva quanto negativa. Apesar de as pessoas que praticam bullying poderem nos atingir através da Internet, a Internet também tem o enorme poder de nos conectar com meios de apoio, fortalecimento e amizade.


Experiência nos bastidores: A Vida não é um Jogo: Depoimento dos Criadores e da Equipe de Produção do Programa

Edupark - Bullying - Fundação Cesgranrio

 

Durante a gravação do filme em 3D, foi descoberto que quase todos os membros do elenco e da produção haviam passado por alguma forma de bullying durante a adolescência. Para cada um deles, o filme havia se tornado mais do que um projeto – era pessoal.


Experiência Interativa: Jogo de Perguntas & Coleta de Dados

Edupark - Bullying - Fundação Cesgranrio

 

Cada participante utiliza um controle remoto interativo para responder perguntas de uma pesquisa, permanecendo anônimo, de modo que as respostas possam ser sinceras. Este método permite que coletemos dados precisos sobre atitudes, comportamentos e a intenção de mudar esses comportamentos. Os dados são coletados antes e após as atividades, para permitir o monitoramento e a avaliação de nossa capacidade de causar um impacto positivo.


Confira os outros programas do Edupark