Não existe educação sem cultura

Griôs da Cultura Popular Brasileira – Nelson Sargento

Griôs da Cultura Popular Brasileira - Nelson Sargento - Fundação Cesgranrio

 

Griôs da Cultura Popular Brasileira – Nelson Sargento é uma realização da Fundação Cesgranrio, com produção da Conexão Social Produções. O projeto traz à cena, as raízes de nossa cultura, através da ferramenta de empoderamento de cada participante, trazido pelo contato com o poder criativo que cada um pode experimentar.Através de oficinas e, principalmente, pelo intercâmbio com os principais representantes da cultura popular de nosso país, será possível compreender a vivência griô, tendo o baluarte Nelson Sargento como o anfitrião.

 

Griôs da Cultura Popular Brasileira - Nelson Sargento - Fundação Cesgranrio

 

O trabalho é feito com dois grupos, um no mês de setembro e outro no mês, de outubro, cada um com aproximadamente 35 participantes. O projeto é voltado para alunos e alguns professores da Escola Municipal Uruguai, localizada na favela da Mangueira, local em que o anfitrião do projeto se desenvolveu e aprendeu com grandes mestres como Cartola, Nelson Cavaquinho, Geraldo Pereira, Aloísio Dias, Padeirinho, Comprido, Alfredo Português e muitos outros.

Cada atividade acontece uma vez por semana para cada grupo (uma intervenção consiste em 4 dias de atividades, ao longo de um mês).

 

– Faixa etária principal: 13 a 17 anos

– Local: Museu do Samba,  Rua Visconde de Niterói, Mangueira

– Horário: 14h às 17h

– Setembro – dias 06, 14, 20 e 27 Outubro – dias 04, 11, 18 e 25