Não existe educação sem cultura

Fundação Cesgranrio promove concerto didático pelo Dia Mundial da Educação

Fundação Cesgranrio promove concerto didático para comemorar o Dia Mundial da Educação

 

A Fundação Cesgranrio promoverá no dia 28 de abril, no jardim de sua sede, um concerto didático gratuito em comemoração do Dia Mundial da Educação. Regida pelo maestro Eder Paolozzi, a Orquestra Sinfônica Cesgranrio apresentará um concerto com obras conhecidas de Dvorák, Mozart, Villa-Lobos. Durante a apresentação, Eder falará sobre os instrumentos e funcionamento de uma orquestra.

Além da apresentação, haverá um sorteio de 50 kits de livros e CD com a história da música clássica contada em linguagem jovem e descontraída.

 

– Vamos apresentar obras que têm inspiração na música folclórica e popular de alguns países, como Brasil, Hungria e República Tcheca. A primeira obra, por exemplo, será uma serenata de Dvorák, um dos mais importantes compositores de todos os tempos. E neste momento, vamos apresentar a família das madeiras e as trompas, – conta o maestro.

 

Leandro Bellini, Secretário executivo do Centro Cultural Cesgranrio, conta que decidiu promover o concerto didático devido ao sucesso do evento realizado em 2018.

 

– Ano passado, levamos duas mil crianças ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro para o concerto didático. O evento fez parte do nosso projeto “Música clássica nas escolas”, que distribuiu às 1.249 escolas do estado do Rio de Janeiro 28 mil de livros sobre música clássica produzidos pelo Centro Cultural Cesgranrio, – explica.

 

Carlos Alberto Serpa, presidente da Fundação Cesgranrio, acredita que não há educação sem cultura. Por isso, investe em diversos projetos culturais.

 

– Além de promover um acesso mais democrático às artes teatrais, à dança e ao audiovisual, desenvolvemos este projeto para aproximar o público jovem das orquestras sinfônicas, criando uma familiaridade e oportunidade de apreciação para com essa arte que, de forma geral, não faz parte do cotidiano de muitos jovens, – diz Serpa.

 

Orquestra Sinfônica Cesgranrio transforma Theatro Municipal do Rio em sala de aula - Música Clássica nas Escolas

 

 

Sobre o Dia Mundial da Educação

 

O Dia Mundial da Educação é comemorado no dia 28 de abril por causa do Fórum Mundial de Educação em 2000, na cidade de Dakar, no Senegal. Na ocasião, vários países se comprometeram a não poupar esforços, políticos e financeiros, para que a Educação chegasse a todas as pessoas do planeta.

 

Campanha Nem 1 Pra Trás

 

O evento faz parte da mobilização Nem 1 Pra Trás promovida pela Fundação Roberto Marinho em comemoração ao Dia Mundial da Educação. Mais de 75 organizações fazem parte da iniciativa com diversos eventos no dia 28 de abril.

 

 

 

Serviço

Concerto Didático – Orquestra Sinfônica Cesgranrio
Data: 28 de abril
Horário: das 11h às 12h. Os portões serão abertos para o público às 10h30
Local: Fundação Cesgranrio – Rua Santa Alexandrina, 1.011 – Rio Comprido

Entrada franca