Não existe educação sem cultura

Feira literária da Serra Imperial – FLISI

Feira literária da Serra Imperial - FLISI - 2017 - Fundação Cesgranrio

 

O Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, em parceria com a Fundação Cesgranrio, o Museu Imperial, o Centro Cultural Raul de Leoni e a Casa de Educação Visconde de Mauá traz a Petrópolis eventos e personalidades da vida literária brasileira, com o objetivo de valorizar o livro como um dos agentes primordiais do desenvolvimento cultural do nosso país.

Uma característica da Festa Literária da Serra Imperial é justamente a de não se restringir ao universo das letras, ampliando a percepção do público para as férteis relações da Literatura com outras formas de comunicação humana.


Homenagem a Machado de Assis e outros grandes nomes


No ano de 2017, o grande homenageado é Machado de Assis, fundador da Academia Brasileira de Letras, que comemora 120 anos de existência. Além de palestra, será apresentada uma exposição de fotos do acervo da Biblioteca Nacional associadas a poesias do grande escritor.

Outro homenageado é Antonio Callado, com a exposição Quarup, que revive o mágico romance sobre os índios do Xingu.

Um evento muito especial será o lançamento do livro do jovem austríaco Franz Frühbeck, que acompanhou a Imperatriz Leopoldina em sua viagem de navio ao Brasil e registrou cenas interessantes da nossa História. Intitulado Viagem ao Brasil, a publicação é inédita e foi especialmente editada pelo Instituto Oldemburg para estimular os jovens brasileiros a querer entrar para a História, registrando suas próprias experiências de vida.

A FLISI 2017, por meio de oficinas literárias para crianças e jovens, também homenageará o educador Paulo Freire, que revolucionou a pedagogia com seu método de despertar a consciência crítica dos alunos.

Vista no seu conjunto, a FLISI 2017 é sobretudo um instrumento de valorização da memória cultural e histórica do país, na convicção de que, sem uma visão do passado, não se pode compreender o presente nem construir o futuro.

Programação Completa