Não existe educação sem cultura

Exposição “Um Natal em Belém” transporta o público para a época do nascimento de Jesus

cabecalho-natal-belem-2016-cesgranrio

 

EXPOSIÇÃO ENCERRADA. OBRIGADO PELA PRESENÇA!

 

Todo ano, cristãos do mundo inteiro celebram o nascimento de Jesus Cristo. Para permitir que as pessoas possam experimentar um pouquinho do que era a Belém – cidade onde nasceu o menino Jesus –, reproduzida como naquela época, a Fundação Cesgranrio transformou totalmente seu espaço cultural, criando a exposição Um Natal em Belém, que foi aberta ao público no sábado, 10 de dezembro de 2016, e ficará em cartaz até 8 de janeiro de 2017.

No evento, o público poderá passear por uma cidade cenográfica que simula a Belém do ano 0, repleta de casas de pedra, grutas, feiras de hortaliças e palmeiras, além de uma sinagoga e atividades de rua típicas de judeus.

A impressão que se tem, logo na entrada, é que se acabou de passar por uma máquina do tempo. Por todo o lado, atores e monitores trajando vestimentas características da época vão apresentar os produtos das feiras, caminhar rumo a seu momento de oração e fazer refeições com os alimentos e bebidas consumidos à época, oferecidos em talhas douradas e jarros de barro.

Outras atrações, como um encantador de serpentes, uma hospedaria (similar às que existiam naquele tempo) e até uma sala do palácio do Rei Herodes, rodeado por escravos e bailarinas, também remetem ao momento histórico do nascimento de Jesus. Não vão faltar encenações da Natividade, em um estábulo que reunirá a Sagrada Família, os Três Reis Magos e os pastores que seguiram a Estrela Guia.

 

 

 

Casa do Papai Noel


As crianças que visitam a exposição à procura de Papai Noel não vão se decepcionar. Em um ambiente decorado como a casa do Bom Velhinho, os pequenos poderão fotografar e fazer seus pedidos de presentes. O Presépio Napolitano e a Cidade da Neve, que tradicionalmente fazem parte dos eventos temáticos da Cesgranrio, também ficarão expostos nessa área.


Teatro infantil


No Teatro Beth Serpa, será encenada, como de costume, uma peça de teatro infantil. Na montagem, intitulada Esqueceram de mim – Uma aventura de Natal, Papai Noel está começando a distribuir os presentes para as crianças de todo o mundo, com a ajuda dos duendes. Porém, logo no início da viagem, o Bom Velhinho espirra e... cai do trenó! Ele vai parar no Rio de Janeiro, onde conhece o menino Pedro e descobre que há muitas crianças que nunca ganharam um presente de Natal na vida.

Carlos Alberto Serpa, presidente da Cesgranrio, afirma que toda a exposição foi planejada para reforçar a importância de recordar e celebrar, em todos os momentos, o nascimento de Jesus e seu verdadeiro significado para a humanidade:

– Aqui, vamos sentir o momento e o local do Natal de Nosso Senhor. Com essa experiência, evocamos o amor, a redenção, a caridade, a esperança, enfim, a Verdade que Jesus Cristo veio trazer à Terra, e estimulamos que nossos visitantes vivam, em seu dia a dia, os essenciais valores cristãos – diz.

 

 

 

Informações

Endereço: Rua Santa Alexandrina, 1122 B – Rio Comprido – Rio de Janeiro / Fundação Cesgranrio, prédio anexo ao campus (antigo Le Buffet)

Horário: exposição de quinta a domingo, das 10h às 18h, de 10 de dezembro de 2016 a 8 de janeiro de 2017

Teatro infantil: quinta a domingo, às 11h, 14h e 17h (entrada mediante retirada de senha) – capacidade: 80 lugares

Entrada franca (doação opcional de 1 kg de alimento não perecível)

Obs.: A entrada no teatro não está condicionada à entrada na exposição. Haverá distribuição de senhas no local para a entrada no teatro. Teatro sujeito a lotação.

Fraldário no local

Informações: 2103-9600

 

Assessoria de Imprensa:
Nicia Maria: (21) 99767-2914 / (21) 2103-9612
Clarissa Macedo: (21) 99395-1778


Como chegar:

Vindo da Zona Norte: Seguir pela Av. Paulo de Frontin, sentido Túnel Rebouças. Após o Hospital dos Bombeiros, manter a direita. Seguindo a placa para o Le Buffet, passar por cima do túnel para acessar a Rua Santa Alexandrina.

 

Vindo da Zona Sul: Ao sair do Túnel Rebouças, acessar a Av. Paulo de Frontin, à direita. Fazer o primeiro retorno, em frente ao Hospital dos Bombeiros e manter a direita. Seguindo a placa para o Le Buffet, passar por cima do túnel para acessar a Rua Santa Alexandrina.