Não existe educação sem cultura

É hoje! OSC estreia no Theatro Municipal

Orquestra Sinfônica Cesgranrio

 

A Orquestra Sinfônica Cesgranrio já está nos últimos preparativos para a estreia, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Hoje, 30 de junho de 2015, às 20h, o novo projeto sociocultural da Fundação Cesgranrio será lançado, em um evento restrito a convidados.


Assista ao vídeo e conheça melhor a Orquestra Sinfônica Cesgranrio



Formada por 50 jovens estudantes oriundos de cursos universitários ou técnicos do universo musical, a Orquestra reúne violino, violoncelo, flauta, trompa, clarineta, viola, contrabaixo, tímpano, oboé, fagote e trompete. Em seu primeiro concerto, o grupo vai executar três obras ícones da música clássica: a abertura da ópera “A Flauta Mágica”, KV.620, de Mozart; e o Concerto para piano nº 4, em Sol Maior, Op 58 e a Sinfonia nº 5 em Dó menor, Op.67, ambos de Beethoven.

 

Sob a batuta de Eder Paolozzi

Eder Paolozzi Orquestra Sinfônica Cesgranrio

A Orquestra Sinfônica Cesgranrio está sob a batuta do maestro Eder Paolozzi, um dos jovens regentes brasileiros de maior destaque. Formado em violino pelo Trinity College of Music de Londres e em regência, composição e piano pelo Conservatório Giuseppe Verdi de Milão, Paolozzi já regeu, como convidado, algumas das principais orquestras brasileiras, como Petrobras Sinfônica, Sinfônica da Bahia, Sinfônica do Recife, Sinfônica de Porto Alegre e Sinfônica Heliópolis. Desde 2011, a convite do maestro Isaac Karabtchevsky, trabalha no projeto “Corais da Paz”, que atua em escolas do Estado do Rio de Janeiro.

 

O presidente da Fundação Cesgranrio, Carlos Alberto Serpa, ressalta que a Orquestra Sinfônica atuará de maneira itinerante, apresentando-se para crianças, jovens e adultos de diferentes perfis e classes sociais em múltiplos espaços:

 

Carlos Alberto Serpa

Presidente da Fundação Cesgranrio

A criação desta Orquestra é um sonho antigo e uma necessidade cultural. A música é uma forma de levar cultura a todos os nossos jovens e queremos oferecer esta chance especialmente aos alunos de escolas públicas, que não têm essa oportunidade no dia a dia. Nós vamos levar a música, através do virtuose desta orquestra, a escolas, universidades, centros culturais e teatros. É mais uma contribuição que a Cesgranrio traz para a cultura do estado do Rio de Janeiro.

Eder Paolozzi

Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Sinfônica Cesgranrio

 

A orquestra é um projeto visionário do professor Serpa que vem ao encontro de uma necessidade da nossa cidade. Além disso, é um importante apoio para os jovens músicos, que encontram um meio de crescer e de desenvolver seus talentos.

 

Leandro Bellini

Secretário Executivo do Centro Cultural Cesgranrio

A iniciativa tem o objetivo de servir como “orquestra-escola” para os alunos, que desfrutarão da oportunidade de vivenciar o dia a dia de um profissional antes mesmo de concluírem a graduação. É um projeto de grande importância, tanto pelo viés de capacitação dos músicos, como pelo aspecto da formação de plateia, que será propiciada pela itinerância da orquestra.

 

 

 

 

PROGRAMA

Concerto Inaugural

Theatro Municipal do Rio de Janeiro
30 de junho de 2015

Mozart, Abertura da ópera "A Flauta Mágica", KV.620
Beethoven, Concerto para piano No.4, em Sol Maior, Op 58
Beethoven, Sinfonia n.5 em Dó menor, Op.67

Regente: Eder Paolozzi
Solista: Patrícia Glatzl