Não existe educação sem cultura

Curso Cesgranrio de Regência Orquestral – Edital

 

EDITAL DE INSCRIÇÕES PARA O CURSO CESGRANRIO DE REGÊNCIA ORQUESTRAL - ORQUESTRA SINFÔNICA CESGRANRIO

 
A Fundação Cesgranrio, através de sua Orquestra Sinfônica Cesgranrio, realizará o Curso Cesgranrio de Regência Orquestral, dedicado a jovens regentes e ministrado pelo maestro Isaac Karabtchevksy.

O curso será composto de ensaios e concerto com a Orquestra Sinfônica Cesgranrio, além de oferecer aulas teóricas com o maestro Karabtchevsky. Poderão participar até 12 (doze) regentes ativos, sendo os candidatos inscritos remanescentes, ouvintes. Somente serão consideradas as inscrições de regentes com comprovada experiência na área. Os participantes deverão arcar com suas próprias despesas, não sendo permitida participação parcial no curso. O curso é gratuito.


INSCRIÇÕES:

  • As inscrições para o processo seletivo terão início no dia 07 de dezembro de 2016 e encerrarão no dia 10 de fevereiro de 2017. Deverão ser feitas através do preenchimento de formulário eletrônico disponível no site da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br), na parte Cultural - Centro Cultural (http://cultural.cesgranrio.org.br).
  • Após o preenchimento do formulário eletrônico, o candidato deverá enviar currículo, documento que comprove que possui experiência em regência orquestral e um link de um vídeo regendo um ensaio ou concerto.
  • As inscrições serão gratuitas.
  • Não serão aceitas inscrições fora do prazo determinado.
  • O processo seletivo para decidir quem serão os 12 finalistas será realizado no dia 21­­ de março de 2017, através de uma audição. Os que não se classificarem entre os 12 escolhidos, poderão acompanhar o curso como ouvintes.
  • Cabe ao participante arcar com suas despesas, tais como, transporte, estadia (caso o aluno more em outro estado), alimentação etc., decorrentes do período que acontecerá o curso. A Fundação Cesgranrio não fará pagamento de nenhuma despesa dos participantes do curso.


Do processo seletivo:

  • A seleção será feita através de vídeo do candidato regendo um ensaio ou concerto, de no mínimo 10 (dez) minutos, que será enviado através de link no site youtube ou vimeo, anexado de um curta biografia artística do candidato. Todos os selecionados deverão comparecer para audição com orquesta, no dia 21 de março, às 18:00, na sala de ensaios da Fundição Progresso. A obra obrigatória  de confronto será a abertura “O Guarany” de Carlos Gomes. 
  • Banca Examinadora tem a prerrogativa de ouvir apenas trechos das músicas requisitadas, ou interromper a avaliação, se julgar suficiente o que já tiver ouvido.


DO RESULTADO:

  • O resultado dos candidatos selecionados para participar da audição no dia 21 de março de 2017, em que serão escolhidos os 12 (doze) finalistas do curso, será divulgado no dia 20 de fevereiro de 2017 no do site do Centro Cultural da Fundação Cesgranrio (cultural.cesgranrio.org.br). 
  • A decisão da Banca Examinadora é soberana e irrecorrível.
  • Os candidatos que participarem da audição, mas não ficarem entre os 12 (doze) candidatos escolhidos, poderão participar do curso apenas como ouvintes.


SOBRE O CURSO E CONCERTO FINAL:

  • As aulas teóricas e práticas acontecerão entre os dias 21 e 31 de março de 2017, nos turnos da tarde e noite, na Fundição Progresso – Rua dos Arcos nº 24, térreo –  Bairro Lapa, Rio de Janeiro.
  • É obrigatório ao participante comparecer integralmente a todas as aulas, teóricas e práticas, nos dias e horários previstos pela Fundação Cesgranrio, realizando todas as atividades previstas no cronograma. Assiduidade, pontualidade e rendimento são prerrogativas para a conclusão do curso de Regência Orquestral da Fundação Cesgranrio.
  • Cabe ao participante arcar com as despesas de alimentação, transporte e estadia (caso o participante more em outro estado ou cidade).
  • O curso é gratuito. 
  • Durante o curso serão selecionados pelo maestro Isaac Karabtchevsky, alunos para regerem o concerto final, a ser realizado na Sala Cecília Meireles, no dia 1 de abril de 2017 às 20:00.
  • Repertório a ser trabalhado durante o curso: Carlos Gomes, Abertura “O Guarany”  Villa-Lobos, Bachianas Brasileiras n. 4, Tchaikovsky, Sinfonia n. 4 em Fá menor, Op. 36.
  • Será entregue um certificado de participação assinado pelo maestro aos alunos que tiverem frequência em todas as aulas do curso, teóricas e práticas.

DISPOSIÇÕES GERAIS:
 

  • Com base nas avaliações dos profissionais responsáveis pelas aulas relativamente ao desempenho do participante, a Fundação Cesgranrio reserva-se ao direito de encerrar, a qualquer tempo, a participação do mesmo quando este não corresponder às expectativas, independentemente de qualquer motivação e aviso prévio formal.
  • Ao ingressar no curso de Regência Orquestral, o participante estará automaticamente autorizando a Fundação Cesgranrio desde já e de pleno direito, de modo expresso e em caráter irrevogável e irretratável, a utilizar sua imagem, nome, som de voz e demais características físicas para toda e qualquer forma de divulgação do projeto. 
  • A autorização de uso de imagem do participante é gratuita e livre de qualquer ônus ou encargo da imagem, nome, som de voz e demais características físicas do participante em fotos, arquivos e/ou meios digitais ou não, digitalizados ou não, bem como em cartazes, filmes e/ou spots, jingles e/ou vinhetas, em qualquer tipo de mídia e/ou peças promocionais, inclusive em televisão, rádio, jornal, cartazes, faixas, outdoors, mala-direta e na Internet, para ampla e irrestrita divulgação do projeto Curso de Regência Orquestral com a ORQUESTRA SINFÔNICA CESGRANRIO.
  • Não poderão participar do concurso funcionários da Fundação Cesgranrio e demais funcionários de empresas e pessoas envolvidas na elaboração e desenvolvimento desse projeto.

FUNDAÇÃO CESGRANRIO


Inscreva-se aqui