Não existe educação sem cultura

Confira os vencedores do 3º Prêmio Cesgranrio de Teatro

Prêmio Cesgranrio de Teatro 2015


"Kiss me, Kate", Musical da dupla Möeller-Botelho foi o mais premiado da noite, conquistando três categorias; “Krum” recebeu troféu de Melhor Espetáculo

 

O grande vencedor da terceira edição do Prêmio Cesgranrio de Teatro foi o musical “Kiss me, Kate – O beijo da megera”, da dupla Charles Möeller e Claudio Botelho. A montagem recebeu três prêmios: Melhor Ator em Musical, para José Mayer; Melhor Atriz em Musical, para Alessandra Verney; e Melhor Figurino, para Carol Lobato. O espetáculo é a versão brasileira do consagrado musical “Kiss me, Kate”, de Cole Porter, que por sua vez se inspirou na obra “A megera domada”, de William Shakespeare.

“Krum” – um dos líderes de indicações, ao lado de “Kiss me, Kate” – foi o campeão na categoria Melhor Espetáculo. As montagens “Meu Saba” e “Caranguejo Overdrive” também se destacaram, vencendo em duas categorias, cada um.

A cerimônia de anúncio dos vencedores, realizada na noite da segunda, dia 18 de janeiro, foi apresentada pela atriz Cláudia Raia, que está completando 30 anos de carreira com o espetáculo “Raia 30 – O Musical”, e pelo ator Marcos Caruso, atualmente como Feliciano Stewart na novela “A Regra do Jogo”, da TV Globo.

Cada vencedor foi agraciado com um troféu confeccionado em aço inox e alumínio, de autoria do artista plástico Yutaka Toyota e criado especialmente para a premiação, além de um prêmio em dinheiro, no valor de R$ 25 mil.


Presidente da Fundação anuncia a inauguração do Teatro Cesgranrio


Não foi só o anúncio dos vencedores do Prêmio que marcou a noite desta segunda. Durante a cerimônia, em um vídeo produzido pelo Centro Cultural Cesgranrio, o presidente da Fundação, Carlos Alberto Serpa, apresentou o Teatro Cesgranrio, criado para viabilizar a produção de mais espetáculos no Rio de Janeiro e que será inaugurado em março:

– Foi preciso todo o nosso esforço para realizar nosso sonho, mas o Rio de Janeiro merece essa casa de espetáculos. Nossos artistas, por tudo o que fizeram, fazem e farão pelo teatro brasileiro, merecem mais uma casa de espetáculos, mas desta feita com características não lucrativas. Podemos oferecer a baixos custos a possibilidade de produções teatrais acontecerem na cidade do Rio de Janeiro. E isso faz com que não só haja muita alegria hoje, mas haja também o nosso sentido de responsabilidade para fazê-lo muito bem.


Nathalia Timberg se emociona com homenagem


Troféu - Prêmio Cesgranrio de Teatro 2015

Nesta edição, o grande homenageado foi uma das grandes damas do teatro e teledramaturgia brasileiros: a atriz Nathalia Timberg, que recebeu a Medalha do Mérito Cesgranrio. Em um vídeo, produzido pelo Centro Cultural Cesgranrio, os atores Wolf Maya e Bibi Ferreira deram depoimentos sobre seu relacionamento e sua admiração pela artista.

Com quase 80 anos de carreira – sua primeira incursão artística foi uma participação especial no filme “O Grito da Mocidade”, em 1937, quando tinha apenas seis anos –, Timberg se consagrou desde jovem na arte teatral.

No fim da década de 1940, graduou-se pela Escola de Belas Artes da antiga Universidade do Brasil e passou a integrar o “Teatro Universitário”, movimento estudantil carioca nascido na Escola Nacional de Música e que contava com a participação de atores como Sérgio Britto, Fernando Torres e Paulo Fortes. Atuou em inúmeras montagens com este grupo e, por seu desempenho em “A Dama da Madrugada”, com pouco mais de 20 anos de idade, ganhou como prêmio do governo francês uma bolsa de estudos em Paris.

Desde que retornou ao Brasil, em 1954, Nathalia pavimentou uma importante estrada nas artes cênicas nacionais.

Em seu discurso, a homenageada, muito emocionada, comentou que sua trajetória vem sendo abençoada desde o começo e agradeceu a toda a classe artística por insistir no amor ao teatro:

– Eu vim andando e vim somando experiências com gente que luta para poder se expressar nesse país. Com gente que enfrenta, que enfrentou e continua enfrentando todas as dificuldades que representam estar nesse ofício [o teatro]. A todos vocês, meus pares, meus amigos, meus colegas, a todos vocês eu devo este carinho que vocês expressam e afirmo que hoje eu estou vivendo mais um momento abençoado, por receber esse reconhecimento – declarou.

Após o discurso de Timberg, Carlos Alberto Serpa entregou a medalha à homenageada. Ele agradeceu a todo o público presente pelo apoio e pelo sucesso alcançado pelo Prêmio Cesgranrio de Teatro:

– Esse prêmio veio para ficar e é uma homenagem à classe que mais nos anima a continuar, que são vocês, classe artística. Obrigada por esse apoio magnífico e por todo o apoio aos nossos projetos e às nossas ações culturais, que hoje estão completamente simbolizadas em torno da pessoa de Nathalia Timberg – disse o professor Serpa.


Autoridades aprovam o projeto


O grande sucesso do Prêmio é respaldado pela presença e pela aprovação das principais autoridades da cultura no Rio de Janeiro.

Segundo a secretária de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, Eva Doris Rosental, a iniciativa celebra a diversidade desta forma de arte:

– O Prêmio Cesgranrio de Teatro já está consolidado como o mais plural, aquele em que todos os gêneros dramatúrgicos, linhas de pesquisa e linguagem, estão representados, com igual peso e importância! É a consagração do teatro, dos seus fazedores: atores, diretores, autores, figurinistas, cenógrafos, designers de luz e tantos outros. Sendo assim, o Prêmio Cesgranrio de Teatro se apresenta atualmente como um poderoso instrumento ao fomento à cultura do Estado do Rio de Janeiro, aplaudindo o consagrado e incentivando o novo. Parabenizo e saúdo esta Instituição que tanto vem realizando nas áreas da educação e cultura de nosso estado!

O secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero, fez coro com Eva Rosental a respeito da pluralidade do Prêmio e reconheceu que, em pouco tempo, a iniciativa adquiriu grande importância no cenário artístico:

– O que mais me impressiona no Prêmio Cesgranrio é a sua diversidade e abrangência. Ele reúne espetáculos do chamado mainstream e experimentais, além de apresentar novos autores, novos atores e diretores, com plenitude. A iniciativa tem capacidade de estar antenada com o que acontece de novo e, ao mesmo tempo, reconhecer cenas já tradicionais. Essa mescla faz com que este prêmio seja muito arejado. É por isso também que, com tão pouco tempo, já inscreveu a sua importância no cenário artístico de maneira absolutamente impressionante.


Sobre o Prêmio


O Prêmio Cesgranrio de Teatro foi lançado em 2012, com o objetivo de incentivar a cultura e mais especificamente a produção teatral no país. Trata-se do prêmio de maior valor no cenário brasileiro: R$ 300 mil, divididos por 12 categorias.

Os jurados Macksen Luiz, Jacqueline Laurence, Carolina Virgüez, Daniel Schenker, Mirna Rubim, Lionel Fischer e Tânia Brandão avaliaram as peças que estiveram em cartaz no Rio de Janeiro no ano de 2015. Os musicais receberam atenção exclusiva dos jurados em três categorias específicas, o que não acontece em outras premiações teatrais.

Melhor Ator

Bruce Gomlevsky

Uma Ilíada

Melhor Direção

Marco André Nunes

Caranguejo Overdrive

Melhor Iluminação

Aurélio de Simoni

Meu Saba

Melhor Cenografia

Bia Junqueira

Pelos 3 espetáculos: "A Santa Joana dos Matadouros", "Meu saba" e "Santa"

Melhor Figurino

Carol Lobato

Kiss Me, Kate - O Beijo da Megera

Categoria Especial

Cláudio Lins

Adaptação da obra de Nelson Rodrigues para o teatro musical

Melhor Atriz

Ana Paula Secco

O Pena Carioca

Melhor Texto Nacional Inédito

Pedro Kosovski

Caranguejo Overdrive

 

Melhor Direção Musical

Marcelo Alonso Neves

Amargo fruto - A Vida de Billie Holiday

Melhor Atriz em Musical

Alessandra Verney

Kiss Me, Kate - O Beijo da Megera

Melhor Ator em Musical

José Mayer

Kiss Me, Kate - O Beijo da Megera

Melhor Espetáculo

Krum

 

 

  • O encontro de Bibi Ferreira e Nathalia Timberg antes da cerimônia de entrega do Prêmio
  • Marcos Caruso e Claudia Raia, apresentadores da edição 2015 do Prêmio Cesgranrio de Teatro
  • Cris Viana entregando o prêmio de Melhor Cenografia para Bia Junqueira
  • Nathalia Timberg, homenageada da noite, recebendo a Medalha do Mérito das mão de Carlos Alberto Serpa, presidente da Fundação Cesgranrio
  • Ney Latorraca faz uma selfie com o vencedor do prêmio de Melhor Ator, Bruce Gomlevsky
  • José Mayer, vencedor do prêmio de Melhor Ator em Musical
  • Bibi Ferreira foi reverenciada por Claudia Raia
  • Equipe de "Krum", peça vencedora do prêmio de Melhor Espetáculo