Não existe educação sem cultura

TROFÉU MERCEDES BAPTISTA

Acompanhe nessa páginas as novidades e participe do concurso!

A Fundação Cesgranrio, através de seu Centro Cultural, tem o prazer de lançar mais um edital de impacto para o cenário cultural carioca e, em especial, para os estudantes de Artes Plásticas, Design, Arquitetura e áreas afins.

 

O concurso para confecção do Troféu Mercedes Baptista é destinado a estudantes de nível técnico ou superior, dos cursos de graduação de Arte Plásticas, Design de Produto, Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores, Desenho Industrial, Tecnologia Moveleira ou áreas afins, reconhecidos ou autorizados pelo MEC.

 

Depois de contemplar diversas áreas artísticas com vários projetos de formação de plateia e com alguns importantes prêmios e programas de fomentos, a Cesgranrio lançou, no início de 2018, o Prêmio Cesgranrio de Dança, prêmio de reconhecimento e incentivo à dança, destinado aos profissionais que tenham se destacado em alguma das categorias analisadas durante o ano, na cidade do Rio de Janeiro. 

 

Como consequência desse prêmio, o Centro Cultural Cesgranrio lança agora um novo edital para a criação do Troféu Mercedes Baptista, a ser entregue aos vencedores do referido Prêmio Cesgranrio de Dança.

 

O concurso para confecção do Troféu Mercedes Baptista é destinado a estudantes de nível técnico ou superior, dos cursos de Arte Plásticas, Design de Produto, Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores, Desenho Industrial, Tecnologia Moveleira ou áreas afins, reconhecidos ou autorizados pelo MEC.

 

Mercedes Baptista foi a primeira bailarina negra do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e é considerada a principal precursora da dança afro-brasileira. Bailarina de formação erudita, a partir da criação de seu grupo, no início da década de 50, voltou-se para o estudo dos movimentos ritualísticos das danças populares. Suas criações coreográficas permanecem até hoje identificadas como repertório gestual da dança afro 

 

As inscrições para o concurso se iniciam no próximo dia 06 de agosto e vão até o dia 28 de setembro.

Após realizada a inscrição, o candidato deverá enviar o projeto entre 01.10.2018 e 05.11.2018. Não serão aceitos projetos enviados após essa data. 

 

Confira os detalhes no edital abaixo.
3º Concurso Cultural Novos Talentos da Pintura (2018) - Centro Cultural Cesgranrio

edital foi retificado no dia 07/08/2018