Não existe educação sem cultura

Cesgranrio apresenta festival sobre Nelson Rodrigues em Londres

Nelson Rodrigues Festival - London - 2019

 

 

NELSON RODRIGUES FESTIVAL LONDON 2019 ACONTECE DE 13 A 14 DE JUNHO, NA EMBAIXADA BRASILEIRA EM LONDRES

 

Evento reúne lançamento de coletânea de sete peças traduzidas pela primeira vez para o inglês britânico, leitura dramática, painéis acadêmicos e exposição com objetos pessoais do dramaturgo, entre outras atrações

 

 

“Toda unanimidade é burra”, sentenciava Nelson Rodrigues. Mal sabia que ele mesmo viria a desmentir sua célebre frase, sendo apontado por todos como o mais importante dramaturgo brasileiro. O escritor e jornalista pernambucano mudou-se ainda criança para o Rio de Janeiro e tão bem moldou-se à cidade, que é o cronista mor do espírito carioca. A obra de Nelson já viajou pelo mundo, mas ganha sua primeira tradução para o inglês britânico, com o lançamento de uma coletânea de sete peças. Esse encontro poético/imaginário com William Shakespeare será celebrado com o Nelson Rodrigues Festival London 2019, que acontece nos dias 13 e 14 de junho, na Embaixada Brasileira em Londres. Idealizado por Sacha Rodrigues, neto do escritor, e Ramiro Silveira, brasileiro radicado em Londres (onde coordena o curso de World Performance, na Universidade de Essex), o evento é apresentado pela Fundação Cesgranrio, em uma parceria da produtora carioca Turbilhão de Ideias Entretenimento com a própria Embaixada.

 

“O grande momento da missão que me impus nos últimos quatro anos foi o lançamento desse livro com sete peças do nosso maior dramaturgo. Entretanto, decidimos realizar esse Festival, porque acreditamos que nossa cultura merece e esse marco deveria ser celebrado de uma forma mais abrangente”, explica Sacha. A publicação será lançada pela Oberon Books, maior editora de teatro e biografias do Reino Unido, com traduções feitas pelo King’s College of London. Foram escolhidas sete peças: ‘Vestido de Noiva’(’The Wedding Dress’), ‘Perdoa-me por Me Traíres’ (‘Forgive me for Your Betraial’), ‘Toda Nudez Será Castigada’ (‘All Nudity Will Be Punished’), ‘Os Sete Gatinhos’ (‘The Seven Little Kittens’), ‘Valsa Número 6’ (‘Waltz #6´), ‘Anjo Negro´ (‘Black Angel’) e ‘Álbum de Família’ (‘Family Portraits’). O prefácio é do diretor teatral Luís Artur Nunes. A publicação do livro foi viabilizada pela Fundação Cesgranrio.

 

O Nelson Rodrigues Festival London 2019 reúne, além do lançamento do livro, uma série de atrações para reafirmar a importância da obra do homenageado e, consequentemente, a riqueza da literatura brasileira. No dia 13 de junho, acontece o lançamento do livro e uma leitura dramatizada de ‘Vestido de Noiva’, dirigida por Ramiro Silveira, celebrando também os 75 anos da estreia original do revolucionário texto, acontecida em 28 de dezembro de 1943, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

 

No dia 14, acontecerão dois painéis acadêmicos, organizados pelo professor Ramiro Silveira e pela professora Marta Fernández, com convidados da Universidade de Essex, do King’s College of London e do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio. “O objetivo é debater a importância de Nelson Rodrigues para o teatro mundial”, contextualiza Sacha. Após os painéis, será exibido o longa ‘Vestido de Noiva’, dirigido e roteirizado por Joffre Rodrigues, filho de Nelson.

Durante os dois dias, a embaixada estará decorada com objetos pessoais de Nelson, como, por exemplo, um de seus ternos e sua inseparável máquina de escrever Remington, com a qual produziu a grande maioria de seus textos. Serão expostas ainda seis réplicas do célebre pintor Candido Portinari, que retratou a família Rodrigues. “São imagens do meu bisavô Mário, minha bisavó Maria Esther, meu tio-avô Augusto, e três retratos do meu tio-avô Roberto, um de corpo inteiro”, lista Sacha.

 

 

Serviço

 

Nelson Rodrigues Festival London 2019

13 e 14 de junho

Embaixada brasileira em Londres

14-16 Cockspur St, St. James’s, London SW1Y 5BL

 

 

13 de junho (Horários de Londres)

 

18:00 – Coquetel de lançamento do livro “Nelson Rodrigues – Selected Plays”

19:00 – Leitura encenada da peça ‘The Wedding Dress’ (‘Vestido de Noiva’) dirigido por Ramiro Silveira com música ao vivo conduzida pelo maestro Stephen Douse.

 

 

14 de junho (Horários de Londres)

 

 Painéis de discussão acadêmica:

14:00 –A relevância da obra de Nelson Rodrigues fora do Brasil, seus temas e estilo próprio.

16:00 –A tradução da obra Rodrigueana.

Presença confirmada de Sacha Rodrigues, Luís Artur Nunes, Marta Fernández (PUC-RJ), William Gregory (Kings College), Susannah Finzi, Almiro Andrade, Camila França (Foreign Affairs), Sophie Stevens (Kings College), Rosemary Klich (University of Essex), entre outros

18:00 – Palestra de fechamento com a professora Catherine Boyle (Kings College).

19:00 – Exibição do filme “Vestido de Noiva” dirigido por Joffre Rodrigues, com Marilia Pêra, Letícia Sabatella e Marcos Winter.

 

 

13 e 14 de junho

 

  • Exposição de objetos pessoais de Nelson Rodrigues
  • Exibição de réplicas de obras de Portinari retratando a família Rodrigues