Não existe educação sem cultura

Auto de São Sebastião – 2018

São Sebastião

 

A Fundação Cesgranrio, em parceria com a Associação Cultural da Arquidiocese do Rio de Janeiro, promoveu o Auto de São Sebastião, no dia 20 de janeiro, para celebrar o Padroeiro da Cidade. O espetáculo, gratuito, foi realizado em frente à Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, na avenida Chile, logo após a procissão de São Sebastião.

 

O espetáculo contou resumidamente o martírio de São Sebastião, que deu a vida pela sua fé, ao enfrentar a ira de Diocleciano, o imperador romano. O Auto enfatizou também os encantos da cidade do Rio de Janeiro, da qual o santo é padroeiro, com suas belezas naturais, e a alegria do seu povo.

 

Durante o espetáculo, foi lembrado ainda que o Rio de Janeiro é o berço do samba, das famosas marchinhas de carnaval, da bossa nova que conquistou o mundo todo, e mencionado ainda o futebol e o Maracanã, grande símbolo da cidade e palco de muitas alegrias para todas as torcidas.

 

São Sebastião

 

Ao fim da montagem, o ator representando São Sebastião lembrou que como ele, a cidade do Rio de Janeiro vem sendo atingida por flechas: a da violência, a do tráfico, a da corrupção, a da miséria e a da falta de caridade.

 

Em cena, 11 atores-cantores deram vida aos personagens com muitas músicas (“O Abre Alas”, “Samba do Avião”, “Que bonito é” e “Cidade Maravilhosa”) e dança.

 

São Sebastião

 

São Sebastião