Não existe educação sem cultura

Auto de São Sebastião – 2015

 

No ano de 2015, o espetáculo em homenagem ao santo padroeiro do Rio de Janeiro contou muito mais do que a história de São Sebastião. Aproveitando o aniversário de 450 anos da cidade, a peça – um musical, dirigido por Rubens Lima Júnior – apresentou um roteiro inédito, destacando o santo em vários momentos históricos do Rio de Janeiro: o Fico, a República, a criação do Theatro Municipal, a Jornada Mundial da Juventude Rio2013.

Um elenco formado por 20 atores e oito bailarinos da Casa de Arte Julieta de Serpa e alunos da UniRio apresentou personagens e lugares da história e cultura da cidade, como o Cristo Redentor, Dom João VI, Estácio de Sá, Carlota Joaquina, Chiquinha Gonzaga, a bossa nova, o samba, entre outros.

Participaram ainda da homenagem, a jornalista Glória Maria e as atrizes Rosamaria Murtinho e Cissa Guimarães, que saudaram o público presente com mensagens de paz e esperança “por uma cidade menos violenta, com mais fé, amor, respeito e compaixão”. Ao fim do espetáculo, o arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, abençoou os cariocas.