Não existe educação sem cultura

Arraial Cesgranrio – 2015

 

Para marcar as festividades de junho e julho, que fazem parte da cultura nacional, a Fundação Cesgranrio promove, a partir do dia 19 de junho e até 26 de julho, um evento que não só vai rememorar as grandes festas caipiras, como também vai ressaltar o folclore brasileiro. Ao lado de cenários típicos da roça, como a igrejinha, o armazém, a cadeia e as casinhas da vila, o público poderá interagir também com os personagens que representam a sereia Iara, o Curupira, o Negrinho do Pastoreio, o Saci, o Boto Cor de Rosa e a Mula sem Cabeça.

A animação será garantida pelas brincadeiras típicas, como pescaria e bola no alvo, e por um cortejo de “cantadores” que apresentará os cenários e as personagens folclóricos, através de repentes tradicionais do sertão nordestino, berço das maiores festas juninas do país.

 

Teatro infantil: “Casamento caipira na noite de São João”

Todo arraiá tem casamento na roça e esse não vai ser diferente. A comédia musical “Casamento caipira na noite de São João” mostra quatro jovens que fazem uma promessa a São João para fisgar maridos. O espetáculo, encenado por 11 atores, é dirigido por Rubens Lima Júnior e será marcado pela interatividade com o público, durante o casamento, que vai ocorrer na igrejinha, e na quadrilha logo depois.

 


A decoração também é tradicional: as bandeirinhas coloridas típicas dos festejos dedicados a santos católicos muito venerados por todo o país – como Santo Antônio, que é lembrado em 13 de junho, além de São João (24) e São Pedro (29), foram penduradas por todo o espaço, ao lado de pequenos balões e sanfonas.

A exposição é gratuita (com doação opcional de 1 kg de alimento não perecível) e acontece de sexta a domingo, até o fim de julho, no prédio anexo ao campus da Fundação Cesgranrio, no Rio Comprido.

 

 

 

 

 

Informações

Endereço: Rua Santa Alexandrina, 1122 B – Rio Comprido – Rio de Janeiro / Fundação Cesgranrio, prédio anexo ao campus (antigo Le Buffet)

Data: 19/06/2015 a 26/07/2015

Exposição
De sexta a domingo - das 10h às 19h

Teatro
Teatro Beth Serpa
Peça: “Casamento caipira na noite de São João”
Sextas: 16h  ::  Sábados e domingos: 11h, 14h e 17h

OBS.: A entrada no teatro não está condicionada à entrada na exposição. Haverá distribuição de senhas no local para a entrada no teatro. Teatro sujeito a lotação.

Entrada franca (doação opcional de 1 kg de alimento não perecível)

Fraldário no local

Informações: 2103-9695

Como chegar:

Vindo da Zona Norte: Seguir pela Av. Paulo de Frontin, sentido Túnel Rebouças. Após o Hospital dos Bombeiros, manter a direita. Seguindo a placa para o Le Buffet, passar por cima do túnel para acessar a Rua Santa Alexandrina.

 

Vindo da Zona Sul: Ao sair do Túnel Rebouças, acessar a Av. Paulo de Frontin, à direita. Fazer o primeiro retorno, em frente ao Hospital dos Bombeiros e manter a direita. Seguindo a placa para o Le Buffet, passar por cima do túnel para acessar a Rua Santa Alexandrina.